sábado, 22 de abril de 2017

«LLANGIBBY CASTLE»

Construído, em 1929, nos estaleiros de Govan (Glásgua) da companhia Garland & Wolff, este paquete navegou até 1954 com as cores da casa armadora britânica Union-Castle Mail Cº, de Londres. Com uma interrupção nos anos de guerra, durante os quais serviu (como tantos outros navios do seu tipo) como transporte de tropas sob a autoridade da 'Royal Navy'. O «Llangibby Castle» apresentava-se como um navio de 11 951 toneladas de arqueação bruta, medindo 148 metros de comprimento por 20,17 metros de boca. O seu sistema propulsivo desenvolvia uma potência de 1 300 nhp, que lhe facultava uma velocidade máxima de 14,5 nós. Durante o seu primeiro período civil, esteve, sobretudo, nas linhas de África. Teve vida atribulada durante o segundo conflito generalizado. Transportou prisioneiros alemães para campos de detenção situados na África oriental e, na noite de 22 de Dezembro de 1940, foi alvo de um bombardeamento da 'Luftwaffe' e danificado quando se encontrava atracado num dos cais de Liverpool. Em 16 de Janeiro de 1946 sofreu nova agressão tudesca, quando navegava no Atlântico norte integrado no comboio WS-15. Desta vez, o ataque foi obra do submarino «U-581», que o atingiu na popa com um dos seus torpedos. O «Llangibby Castle» logrou refugiar-se no porto neutral da Horta (Açores), até onde foi perseguido e atacado por aviões 'Condor' (Fw-200). O ex-paquete inglês ali permaneceu (durante os 14 dias que as convenções internacionais autorizavam) para colmatar os rombos sofridos; que à falta do material adequado foram reparados... com madeira e cimento. Depois da sua saída de águas territoriais portuguesas, o «Llangibby Castle» e a escolta que entretanto apareceu para o proteger foram envolvidos numa série de combates; que resultaram no afundamento do «U-581». Chegado à Grã-Bretanha em inícios de 1943, após uma épica viagem de 3 400 milhas náuticas sem leme e com a popa sumariamente reparada, este navio sofreu ali profundos trabalhos de transformação, de modo a poder transportar uns 1 600 combatentes e 18 lanchas de desembarque. Em vista de futuras operações a efectuar na frente ocidental. Foi assim, já com essas características, que o «Llangibby Castle» pôde participar nas operações decisivas baptizadas Torch e Overlord. Durante esta última (desembarque nas praias da Normandia), calcula-se que o «Llangebby Castle» tenha feito mais de 70 travessias do mar da Mancha e assegurado a transferência de 100 000 combatentes do sul de Inglaterra para portos do continente. No imediato pós-guerra (até fins de 1946), este navio ainda participou no repatriamento de 6 000 tropas de África, Índia e Birmânia para a Europa. Devolvido ao seu legítimo proprietário em Janeiro de 1947, o navio em apreço regressou à sua actividade normal. Por pouco tempo, já que em meados de 1954 foi mandado para a sucata e desmantelado.

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