sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017
«TEUTONIC»
Paquete britânico da companhia White Star Line, construído em 1889 nos estaleiros Harland & Wolff, de Belfast. Era um navio com 9 984 toneladas de arqueação bruta e com as seguintes dimensões : 177,70 metros de comprimento por 17,60 metros de boca. A sua propulsão era assegurada por 2 máquinas a vapor de tripla expansão, acopladas a 2 hélices; que lhe proporcionavam uma velocidade máxima de 20,5 nós. Era um navio com capacidade para receber 1 490 passageiros. Foi o mais moderno transatlântico do Reino Unido e do seu tempo, já que navegava inteiramente a vapor, sem recurso a velas auxiliares. Participou (foi a sua primeira missão) na Spithead Naval Review, que, nesse ano de 1889, se festejou, em conjunto, com a visita oficial di 'kaiser' Guilherme II; que visitou o novo paquete. Curiosamente, participaria no mesmo evento, em 1897, por ocasião do jubileu da rainha-imperatriz Vitória. Colocado na linha da América do norte, o «Tetonic» podia alojar 300 passageiros em 1ª classe, 190 em 2ª e 1 000 outros (geralmente emigrantes) na 3ª classe. O «Teutonic» foi utilizado, em 1900, durante a Guerra dos Boers, como trasporte de tropas, levando para a África do Sul, contingentes militares. Em 1901 o navio sobreviveu a um violento 'tsunami', comprovando a solidez da sua construção. Mas, em 1911, já marcado pela vetustez, este navio foi afastado da prestigiosa linha de Nova Iorque, para integrar a frota da Dominion Line (uma companhia associada da White Star) e passar a navegar para o Canadá. No seu historial inscrevem-se, em 1913, um incidente com um icebergue, que quase lhe fez sofrer o destino trágico do «Titanic» e -durante a Grande Guerra- a sua participação no conflito como cruzador-auxiliar. Período em que acolheu a bordo 6 armas de artilharia e respectivo corpo de militares especializados no manuseamento dessas poderosas armas. Com o regresso da paz, o navio foi considerado incapaz de retomar a sua actividade mercantil e arrumado. Em 1921 foi parar a Emden (na Alemanha), onde se procedeu ao seu completo desmantelamento.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário