sexta-feira, 2 de outubro de 2015

«A. J. FULLER»

Este navio -com casco em madeira, 3 mastros e 3 'decks'- foi construído pelo estaleiro de John McDonald, de Bath (Maine, EUA) e lançado à água no mês de Maio de 1881. O seu primeiro proprietário foi a Flint & Company, de Nova Iorque, que o encomendou para o colocar no comércio com a costa do Pacífico; cuja rota se fazia, então, obrigatoriamente, pelo cabo Horn. Com as suas 1 849 toneladas de arqueação bruta, o «A. J. Fuller» apresentava as seguintes dimensões : 70 metros de comprimento fora a fora por 12,60 metros de boca e por 5,40 metros de calado. Depois de 8 anos de navegação sem histórias dignas de menção, este navio foi vendido a uma empresa de São Francisco, a Califórnia Shipping & Cº e passou a activar-se no negócio das madeiras entre a Cidade da Porta Dourada e a costa norte da Austrália. País para onde levava materiais de construção e de onde trazia carvão. Em 1909, passou a fazer parte da frota da Northwest Fisheries Company of Seattle, que o utilizou no negócio que estabelecera com a região de Puget Sound (Alasca), transportando víveres e outros produtos para as comunidades pesqueiras dessa zona e trazendo, para Seattle, conservas de salmão produzidas naquele território recentemente comprado pelo governo estadunidense à Rússia czarista.  Em 20 de Outubro de 1918, estava este veleiro fundeado em Elliott Bay (fora do porto de Seattle), quando -devido à neblina- foi violentamente abalroado pelo vapor japonês «México Maru». O veleiro americano afundou-se rapidamente, mas os dois membros da sua tripulação que se encontravam a bordo puderam salvar-se num bote. Alguns meses após o naufrágio, um mergulhador local explorou a carcaça do «A. J. Fuller» e pôde recuperar alguns objectos do navio; confirmando, por outro lado, a impossibilidade de o reemergir. A companhia do navio abalroador -a Osaka Shosen Kabushiki Kaisha Line- foi condenada por um tribunal marítimo a indemnizar o armador do veleiro (que, no momento do desastre, estava carregado com enlatados e salmão, cujo valor ascendia a meio milhão de dólares), vertendo-lhe uma soma de 850 000 dólares.

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