sábado, 7 de fevereiro de 2015
«RIVER QUEEN»
Vapor fluvial de rodas laterais, construído em 1864 nos estaleiros de Benjamin C. Terry de Keyport, na Nova Jérsia. O «River Queen» foi explorado comercialmente por vários armadores (Alfred Van Santvoord, Fall River Lines, Vineyard Cº, Nantucket & Cap Cod Steamboats e Mount Vernon & Marshall Cº), assegurando, por conta destes, o serviço regular de passageiros e de carga de mercadorias entre o continente e ilhas da costa nordeste. A sua fama advém-lhe, no entanto, do facto de ter sido fretado (nos derradeiros meses da Guerra de Secessão) pelo governo de Washington, para servir de quartel-general móvel ao general Ulysses Grant, comandante-chefe dos exércitos da União; que, nesse tempo, ainda afrontavam a rebelião sulista. Foi a bordo do «River Queen» que -a 3 de Fevereiro de 1885- teve lugar a conferência de Hampton Roads- entre o presidente Abraão Lincoln, os generais Grant e Sherman (em representação do exército) e o contra-almirante Porter (representando a armada dos E.U.A.), que estudaram a situação dos últimos meses de guerra e definiram estratégias para os anos de paz que se avizinhavam, já que o conflito terminou em Abril desse mesmo ano. Reza a História que os participantes desse histórico encontro «gostaram do navio» (então comandado pelo capitão Nathan B. Saunders) e que Lincoln o terá visitado dois dias antes do seu ignóbil assassínio. O «River Queen» esteve activo (enquanto transporte de passageiros) até 1910. Ardeu em Julho de 1911, na sequência de um incêndio acidental ocorrido a bordo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário