sábado, 7 de fevereiro de 2015
«CARDINIA»
'Clipper' que usou, sucessivamente, bandeiras britânica e alemã, o «Cardinia» foi construído em aço (casco), no ano de 1903, nos estaleiros da firma Anderson Rodger & Cº, de New Glasgow (Escócia). Era uma galera de 3 mastros, concebida para o comércio ultramarino, nomeadamente com as arquipélagos do Pacífico, Nova Zelândia em especial, lugares para onde fez inúmeras viagens. Apresentava uma arqueação bruta de 1 915 toneladas e media 80,60 metros de comprimento por 12,20 metros de boca e usou, até 1915, o primitivo nome de «Olinda». Não foi possível apurar a identidade do seu primeiro armador, mas sabe-se que, em 1915, foi requisitado pela autoridade militar, passando, desde logo a servir de navio auxiliar da armada real. Finda a Primeira Guerra Mundial, o governo britânico vendeu (em 1920) o navio em apreço à firma alemã de transportes marítimas Rhederei Actien GV, de Hamburgo, que manteve o nome de «Cardinia» e o utilizou nas mesmas áreas onde o navio já havia operado em tempos de paz. A 22 de Setembro de 1922, quando navegava de Fiji para Inglaterra, com 1 420 toneladas de copra, o veleiro encalhou e naufragou (posteriormente) nuns recifes das ilhas Mumbualau. Onde não deixou rasto, presumindo-se que os seus destroços tenham sido arrastados pelo temporal e afundados em águas profundas. Também ignoramos (por falta de fontes de informação) se houve sobreviventes do desastre.
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