domingo, 29 de janeiro de 2012

«ARARÁ»


Cargueiro da Companhia Serras de Navegação e Comércio Lda, construído em 1907 pelos estaleiros escoceses da empresa R. & W. Hawthorn Leslie & Cº.. O «Arará» era um modesto navio com 1 075 toneladas de arqueação bruta, que media 73,20 metros de comprimento por 10,70 metros de boca. A sua propulsão era assegurada por 1 máquina a vapor de tripla expansão e por 1 hélice. A sua tripulação era constituída por uma trintena de homens. Navegava, geralmente, ao longo do litoral brasileiro, transportando carga diversa. Chamou-se, primitivamente, «Beshtau e pertenceu, em primeira mão, à Russian Steam Navigation and Trading Company. Em 1925 foi parar ao Brasil, país onde se chamou sucessivamente «Providência» (quando integrou a frota da Carbonífera Próspera) e «Serra Azul» (já na Serras de Navegação e Comércio), antes de receber o seu derradeiro nome de «Arará». No dia 17 de Agosto de 1942 (em plena 2ª Guerra Mundial e durante uma das suas rotineiras viagens) o «Arará» -que navegava de Salvador para Santos com um carregamento de sucata de ferro- respondeu a um desesperado pedido de socorro do «Itagiba», que havia sido atacado e afundado por um submersível alemão. Depois de ter recolhido alguns náufragos do navio agredido, o «Arará» prosseguiu a sua rota para sul, até que, na tarde desse fatídico dia, o navio da companhia Serras foi, ele próprio, torpedeado pelo mesmo submarino : o «U-507». Apesar de ter sido socorrido por várias embarcações mercantes (nomeadamente pelo «Aragipe» e pelo «Deus do mar») que por ali cruzavam, e de ter recebido apoio aéreo (por parte de aparelhos da F.A.B.) e naval (por parte do cruzador «Rio Grande do Sul»), o afundamento foi inevitável. No soçobro do «Arará» pereceram 20 dos seus tripulantes, para além de um número indeterminado de náufragos do «Itagiba», que haviam logrado salvar-se aquando do primeiro ataque. Os vários navios brasileiros, premeditadamente alvejados pelos submarinos hitlerianos nesse dia 17 de Agosto de 1942, determinaram o fim da neutralidade brasileira e a entrada em guerra do país ao lado as nações aliadas. Curiosidades : o «U-507» foi afundado (a 31 de Julho de 1943) ao largo da costa brasileira por um hidroavião ‘Catalina’ da F.A.B.. A esse aparelho bimotor foi dado o nome de «Arará» em homenagem ao malogrado navio do mesmo nome e às suas vítimas. 51% dos brasileiros mortos durante a 2ª Guerra Mundial pertenciam à marinha mercante do país irmão.

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