quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

«NOTRE-DAME DE LA MER»


Arrastão francês de 450 tonéis construído nos estaleiros dos Ateliers et Chantiers de Bretagne, localizados em Nantes. Foi lançado à água (a 15 de Março de 1911) com o nome de «Occident» e integrado na frota da casa armadora Compagnie Française de Pêche. Media 43,30 metros de comprimnto por 8,19 metros de boca. Estava equipado com uma máquina a vapor que desenvolvia uma potência de 700 cv. Em finais do ano da sua construção foi adquirido, por falência do seu proprietário, pela Société des Oeuvres de Mer (uma associação de benemerência ligada à indústria das pescas), graças ao dom de uma senhora rica, que assim quis prestar homenagem a um seu irmão desaparecido no mar. Baptizado com o novo nome de «Notre-Dame de la Mer», o navio foi modificado e guarnecido com instalações médico-sanitárias e com uma enfermaria de 14 leitos. A sua tripulação (incluindo o pessoal clínico e de enfermagem) era constituída por 22 membros. O seu porto de abrigo ficou estabelecido em Boulogne-sur-Mer, no norte do canal da Mancha. Deu assistência médica -entre 1911 e 1914- aos pescadores bacalhoeiros franceses a fainar no Atlântico norte, principalmente nas águas da Islândia. Quando rebentou a Grande Guerra, este navio-hospital foi mobilizado pela armada francesa e enviado para o arsenal de Brest, onde recebeu a designação de navio-patrulha e onde foi armado com peças de artilharia ligeira, meios de detecção e cargas anti-submarinas. Em 1919, depois de ter terminado o primeiro conflito generalizado, ao qual sobreviveu, o pequeno navio foi devolvido à S.O.M., seu legítimo proprietário; que estimou as modificações a fazer no «Notre-Dame de la Mer» muito onerosas. E que, por essa razão, o vendeu em 1920. Não sabemos em que ano foi desmantelado.

Sem comentários:

Enviar um comentário