segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

«CONTE DI SAVOIA»


Paquete italiano construído em 1931 pelos Cantieri Riuniti del Adriatico, de Monfalcone, Trieste. Começou a ser utilizado pelo seu armador -Italia Flotte Riuniti- a 30 de Novembro de 1932 (data de partida da sua viagem inaugural) na linha Génova-Nova Iorque. Este sumptuoso navio deslocava 48 500 toneladas e media 248,25 metros de comprimento por 29,30 metros de boca. O seu sistema de propulsão, constituído por turbinas a vapor (desenvolvendo uma potência de 100 000 cv) e por 4 hélices, proporcionava-lhe uma velocidade de cruzeiro de 27 nós. O «Conte di Savoia» tinha uma tripulação de 786 membros e podia acolher 2 200 passageiros em quatro classes distintas : 500 em 1ª, 366 em 2ª, 412 em classe turística e 922 em 3ª. Este belo navio rivalizou no luxo oferecido aos passageiros da linha da América do norte com o «Rex», que é apontado pelos peritos como seu falso irmão, devido a algumas características comuns. Mas o «Conte di Savoia» foi mais confortável, pelo facto de ter sido o primeiro navio de passageiros do mundo a oferecer aos viajantes as vantagens proporcionadas por três estabilizadores giroscópicos, que garantiam um melhor equilíbrio do casco face aos inconvenientes de um mar agitado. A viagem inaugural deste paquete italiano não se fez sob os melhores auspícios, já que, durante a travessia, o rebentamento de uma válvula de segurança provocou um rombo no casco a nível da casa das máquinas. Incidente que só não causou a perda do «Conte di Savoia», graças à habilidade de um dos seus marinheiros, que resolveu o problema colmatando a perigosa brecha com… cimento rápido. O paquete foi reparado no porto de Nova Iorque, para onde continuou a navegar, com grande satisfação dos seus passageiros (alguns deles célebres), até 1940. Nesse ano, devido à beligerância da Itália mussouliniana no maior conflito do século XX, o navio viu-se obrigado a interromper as suas viagens para os Estados Unidos e foi procurar refúgio num discreto recanto da vasta ria de Veneza. Foi ali que, no dia 11 de Setembro de 1943, o «Conte di Savoia» foi surpreendido por um bombardeiro dos Aliados, que o alvejou e afundou. O navio foi reemergido no imediato pós-guerra, mas já não regressou à sua actividade comercial. Acabou por ser desmantelado, em 1950, nos estaleiros triestinos de Monfalcone, onde fora construído perto de vinte anos antes. Curiosidade : a Italia Flotte Riuniti, armadora do navio, foi constituída -por vontade expressa do ‘Duce’- com a fusão das companhias de transporte marítimo Lloyd Sabaudo, Navigazione Generale Italiana e Cosulich. Ganhou fama, já depois do segundo conflito mundial, com o nome de Italian Line.

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