segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

«MISSOURI»

A não confundir com o seu famoso homónimo da 2ª Guerra Mundial. O navio aqui em apreço, também ele um couraçado, foi lançado à água em 1901 (pelos estaleiros virginianos da Newport News Shipbuilding) e esteve activo -na armada dos Estados Unidos- até 1919, ano em que foi enviado para a sucata. Pertencia à classe 'Maine' e foi o segundo navio da frota norte-americana a homenagear «a Mãe do Oeste», um dos cognomes pelo qual é conhecido o estado de Missouri. Este couraçado deslocava 13 500 toneladas e media 120 metros de comprimento por 22 metros de boca. Podia navegar a uma velocidade superior a 18 nós. Com uma guarnição avizinhando os 600 homens (oficiais incluídos), o «Missouri» estava poderosamente blindado e estava armado com 4 canhões de 305 mm, com 16 outros de 152 mm e com mais 6 de 76 mm. Estas peças constituíam, com os seus lança-torpedos de 460 mm, o seu armamento principal. Afectado à Frota do Atlântico Norte, este navio começou a sua carreira de maneira desastrosa, já que, em 1904, quando efectuava as provas de mar, foi teatro de um acidente (no paiol de munições) que quase causou a sua perda. Depois de ter cumprido uma missão no Mediterrâneo e de ter visitado a Jamaica (onde a sua guarnição teve a ocasião de prestar apoio à população local, aquando do terramoto de Janeiro de 1907), o «Misouri» participou no cruzeiro da chamada Grande Frota Branca que, entre 16 de Dezembro de 1907 e 22 de Fevereiro de 1909, fez uma triunfal viagem à volta do Mundo, para demonstrar o poderio naval dos 'states'. Cuja ambição era, nessa altura e nessa matéria, colocar-se ao nível da 'Royal Navy'. Em 1912, este navio esteve em Cuba, ilha onde desembarcou uma força de fuzileiros. Antes da eclosão da Grande Guerra, este couraçado ainda deu formação de oficial a vários cursos de aspirantes. Missão que repetiu, em Chesapeake Bay, já depois dos Estados Unidos da América terem declarado guerra aos Impérios Centrais. Na sequência, como é sabido, do afundamento do paquete «Lusitania», em cujo naufrágio (por torpedeamento) se perderam muitas vidas de cidadãos americanos. Em 1917, a sua vetustez colocou o navio fora das operações de primeira linha. No imediato pós-guerra, o «Missouri» fez quatro viagens a Brest (Bretanha), de onde repatriou milhares de soldados, que se haviam batido nos campos de batalha de França. Foi desmantelado (no ano de 1922, em Filadélfia) no âmbito do Tratado Naval de Washington, que limitava a tonelagem das grandes armadas.

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