domingo, 1 de dezembro de 2013
«COLUMBIA EAGLE»
Este navio mercante pertenceu à classe 'Victory' (da qual foram construídos centenas de exemplares), um dos modelos de cargueiros que, pouco a pouco, foram substituindo nas frotas comerciais os celebérrimos 'Liberty Ship' da Segunda Guerra Mundial. «O «Columbia Eagle» foi construído, em 1945, para os serviços da armada dos E.U.A., nos estaleiros da firma Oregon Shipbuilding Corporation, de Portland. Usou o primitivo nome de «Pierre Victory», até que -em 1968- foi vendido a uma empresa civil, a Columbia Steamship Company», que lhe alterou o nome. A celebridade deste navio advém do facto de ter sido o teatro de um inaudito motim. Que ocorreu em águas do Extremo Oriente, em Março de 1970. Estava-se, então em plena guerra do Vietnam e o navio (fretado pelo Serviço de Transporte Marítimo Militar dos Estados Unidos) transportava um carregamento de bombas incendiárias (de napalm) destinadas à aviação militar norte-americana a operar na península indochinesa. Dois homens armados, membros da tripulação do navio e contestatários da política externa do seu país, obrigaram o comandante do «Columbia Eagle» a rumar para o porto cambojano de Sihanoukville, depois de terem abandonado à deriva, no mar alto, 24 marinheiros do cargueiro. Chegados ao seu novo destino, os amotinados solicitaram asilo político ao governo de Phnom Penh, que lho concedeu. Mas, passadas poucas semanas, devido à forte pressão exercida pelas autoridades americanas, o navio foi devolvido ao seu armador e um dos rebeldes (Alvin L. Glatkowski) entregue à justiça dos E.U.A., que o condenou a uma pena de prisão. Quanto ao seu companheiro de aventura, Clyde W McKay Jr., esse logrou escapar à extradição, juntando-se (ao que relatou a imprensa do tempo) à guerrilha dos Khmers Vermelhos. A sua morte seria confirmada anos mais tarde. Aquele que foi o primeiro motim ocorrido num navio ianque em mais de 150 anos de história marítima, mobilizou enormes recursos (sobretudo navais) e ditou a presença, por muitos anos, da armadas dos Estados Unidos naquela zona do globo. Desconhecemos o destino final do «Columbia Eagle». Presumimos, no entanto, que terá cumprido o seu tempo de vida a transportar mercadoria diversa entre diferentes portos do mundo. E que, quando se tornou obsoleto, foi desmantelado sem remissão, como acontece a todo o ferro-velho, nomeadamente navegante. Características físicas dos navios do tipo 'Victory' : 15 200 toneladas de deslocamento; 139 metros de comprimento; 19 metros de boca; 7,60 metros de calado. Com propulsão assegurada por 1 máquina a vapor e por 1 hélice, este navio podia navegar à velocidade de 15 nós.
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