quinta-feira, 15 de agosto de 2013

«REINA CRISTINA»

Cruzador protegido da armada espanhola. Pertenceu à classe que levou o seu nome e que compreendeu mais dois navios : o «Alfonso XII» e o «Reina Mercedes». O «Reina Cristina» foi construído nos estaleiros do Ferrol, que o lançaram à água em 1886. Mas só foi dado como concluido em Abril de 1890. Foi assim baptizado em honra da rainha Maria Cristina de Habsburgo-Lorena, segunda esposa de Afonso XII de Espanha. Em 1891 foi encaminhado para as Filipinas, então colónia espanhola, onde cumpriu praticamente toda a sua carreira operacional. Esteve também no arquipélago das Carolinas, aquando de uma crise provocada pelo império alemão. De regresso dessa missão, encalhou ao largo de Ilo-Ilo, sofrendo alguns danos materiais e perdendo dois marinheiros. No dia 1º de Maio de 1898, aquando da guerra Hispano-Americana -que se estendeu de Cuba às Filipinas e às possessões hispânicas do Pacífico- o «Reina Cristina» (que era o navio-almirante de Montojo y Pasarón) foi o alvo privilegiado de todos os navios ianques que participaram na batalha naval de Cavite. Criblado de metralha, este cruzador incendiou-se e afundou-se com grande número de baixas. Os seus restos foram reemergidos em 1903 e desmantelados. O «Reina Cristina» deslocava 3 900 toneladas e media 84,80 metros de comprimento por 15,20 metros de boca. O seu calado era de 5 metros. O sistema propulsivo deste navio era misto, já que compreendia 1 máquina a vapor (com 4 100 cv de potência) e 1 hélice e 3 mastros equipados com o respectivo velame. Este cruzador -que tinha uma guarnição de 380 homens- podia navegar à velocidade máxima de 13 nós. Do seu armamento destacavam-se 6 canhões de 160 mm, 3 de 57 mm e 6 outros de 37 mm, para além de metralhadoras e 5 tubos lança-torpedos.

Sem comentários:

Enviar um comentário