terça-feira, 11 de dezembro de 2012

«YAMAL»

Poderoso quebra-gelos russo de propulsão nuclear. Construído ainda nos tempos da governação soviética, este navio foi construído nos estaleiros estatais de Leninegrado (hoje São Petersburgo), que o lançaram à água em 1992. É uma das cinco unidades da classe ‘Arctika’ e um dos maiores navios que alguma vez cruzaram os mares boreais. E é, também, um dos raros capazes de atingir o Pólo Norte. O «Yamal» é, para além de uma formidável plataforma de estudos das regiões glaciares, um dos navios que asseguram a livre circulação invernal do oceano Árctico, já que é capaz de quebrar placas de gelo com cerca de 3 metros de espessura. Por outro lado, devido aos pedidos cada vez mais frequentes dos operadores turísticos, este navio tem efectuado viagens com grupos de excursionistas interessados pelo chamado ‘turismo de aventura’, um turismo diferente. Daí o seu actual armador –a Murmansk Shipping Company- ter realizado trabalhos a bordo para permitir ao «Yamal» receber (para além da sua equipagem) uma centena de passageiros. Construído com aços especiais, capazes de resistir aos gelos da sua zona privilegiada de operações, este quebra-gelos desloca 24 000 toneladas e mede 150 metros de comprimento por 30 metros de boca. Servem a bordo 150 membros de equipagem, 50 dos quais são engenheiros e técnicos de alta competência. O «Yamal» está equipado com 2 potentes reactores nucleares do tipo OK-900, com 2 turbinas a vapor e com 6 geradores eléctricos desenvolvendo uma potência global de 75 000 cv. Este navio pode navegar à velocidade máxima de 22 nós e a sua autonomia é quase ilimitada. A imponência e ‘performances’ deste navio são o resultado de uma extraordinária aventura humana e tecnológica, que fez da extinta U.R.S.S. (e da Rússia actual) uma nação de vanguarda no aproveitamento da energia atómica para fins civis.

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