quinta-feira, 23 de agosto de 2012
«SATURNIA»
Paquete italiano construído, em 1925, pelos Cantieri Riuniti Adriático, de Monfalcone, para a companhia de navegação Cosulich Line, sedeada em Trieste. O «Saturnia» (irmão gémeo do «Vulcania») era um navio com 23 940 toneladas de arqueação bruta e com as seguintes cotas : 192,50 metros de comprimento, 24,31 metros de boca e 8,53 metros de calado. A sua propulsão era assegurada por máquinas a vapor, que foram, na década de 40, substituídas por 2 engenhos diesel de 24 000 cv e por 2 hélices, que lhe aumentaram a velocidade de serviço para 19 nós. Na sua fase inicial, o «Saturnia» podia acomodar mais de 2 000 passageiros distribuídos por quatro classes : 1ª, 2ª, Turística e 3ª. A sua tripulação era constituída (também nessa altura) por 510 membros. A construção deste navio e a do «Vulcania» marcaram o renascimento do transporte transatlântico italiano, na sequência de uma política desejada e incrementada pelo próprio ‘Duce’; que quis equiparar a Itália às marinhas mercantes das grandes nações da Europa, que, por essa época, dominavam o oceano Atlântico. A sua viagem inaugural começou a 21 de Setembro de 1927 em Trieste e conduziu-o até à América do sul com escalas intermediárias em Nápoles e Marselha. Nos anos 30 do século passado, depois da fusão de várias companhias italianas de navegação, este paquete passou a arvorar as cores da famosa Italian Line e a servir, entre outros portos, o de Nova Iorque. Lugar onde se encontrava no mês de Maio de 1940 e onde foi confiscado pelos norte-americanos, embora, nessa data, a Itália ainda não fizesse parte das nações beligerantes. Totalmente pintado de branco e transformado em navio-hospital, o «Saturnia» executou a sua primeira missão humanitária (sob a égide da Cruz Vermelha Internacional) transferindo soldados italianos feridos na Etiópia e na Somália. Essa viagem para a Europa fez-se através do cabo da Boa Esperança, devido à ameaça de afundamento do navio no canal de Suez. Depois do armistício, os E.U.A. baptizaram-no «Frances Y. Slanger» e utilizaram-no, até finais de 1946, para repatriar as suas tropas de todas as antigas frentes de batalha. Em 1947 o navio voltou a receber o seu designativo de origem e, depois de readaptado à vida civil, regressou à linha Itália-Estados Unidos da América. Também esteve numa linha Europa-Canadá, que escalava Lisboa, entre outros portos. Em 1953, o «Saturnia» transportou a primeira leva de emigrantes portugueses para o Canada. Este contingente -constituído por 85 pessoas originárias do continente e por 18 açorianos- desembarcou no porto de Halifax, a 13 de Maio desse ano. O navio foi desactivado em 1965 e desmantelado num estaleiro de La Spezia nesse mesmo ano.
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