sábado, 18 de agosto de 2012
«JAURÉGUIBERRY»
‘Destroyer’ da classe ‘Duperré’ (ou classe ‘47’), que pertenceu à armada francesa entre 1958 e 1977. Este escoltador de esquadra (como o designaram os gauleses) foi construído nos estaleiros FC Gironde, de Bordéus, que o lançaram à água no dia 5 de Novembro de 1955, sendo o penúltimo navio do seu tipo a ser realizado. A sua especialidade era a defesa antiaérea, mas também tinha boas capacidades de arma anti-submarina. O «Jauréguiberry» (que teve Brest como porto de abrigo) deslocava 3 740 toneladas, em plena carga, e media 128,60 metros de comprimento por 12,70 metros de boca por 5,40 metros de calado. O seu sistema propulsivo dispunha de uma potência global de 63 000 hp, o que permitia ao navio navegar à velocidade máxima de 34 nós. Com o andamento reduzido a 18 nós, o «Jauréguiberry» (que tinha uma guarnição de 350 homens) gozava de uma autonomia de 5 000 milhas náuticas. Na sua panóplia de armamento constavam 6 canhões de 127 mm (distribuídos por 3 reparos), 6 canhões de 57 mm (também em 3 reparos), 4 peças AA de 20 mm e 12 tubos lança-torpedos de 550 mm. Entre 1966 e 1970, este ‘destroyer’francês esteve destacado no oceano Pacífico, onde participou na realização de dois testes nucleares. Em 1974, o «Jauréguiberry» foi enviado para a zona Índico, onde cumpriu uma longa missão ao lado (e em colaboração) da fragata «Duquesne». E em 1977, algumas semanas antes de ser retirado do serviço activo, o «Jauréguiberry» foi utilizado nas filmagens da excelente película «Le Crabe-Tambour», que teve realização de Pierre Schoendoerffer. O fim deste navio ocorreu em 1978, quando -já depois de ter sido transformado oficialmente no ‘alvo Q580’- foi afundado no mar Mediterrâneo, ao largo da ilha do Levante.
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