domingo, 12 de agosto de 2012

«BUNKER HILL»


Navio de passageiros norte-americano construído, em 1907, no estaleiro Cramp, de Filadélfia (Pensilvânia), para a frota da companhia de transporte costeiro New England Navigation; mas que também chegou a navegar com as cores da Eastern Steamship Corporation e da Fall River Steamship Line. Com grande capacidade para passageiros e frete, este vapor (movido por 2 máquinas de tripla expansão, desenvolvendo uma potência global de 7 500 cv) media 120,70 metros de comprimento por 15,80 metros de boca. Manteve-se, essencialmente e durante dez anos, na linha regular Nova Iorque-Boston, tendo sido considerado, no início do século XX, como um dos navios mais rápidos e mais seguros dessa carreira. Mas, em 1917, quando os Estados Unidos da América renunciaram ao seu estatuto de nação neutra e se juntaram às potências aliados na sua terrível guerra contra os Impérios Centrais, liderados pela Alemanha, o navio foi adquirido pela armada americana, que o transformou (e utilizou) como lança-minas, com o nome de USS «Aroostook». Mais tarde (já depois da vitória militar contra as forças de Guilherme II), o navio foi modificado, para que pudesse servir de base de apoio às aeronaves (hidros) da armada. Foi desclassificado em 1931, mas, de novo, reactivado dez anos mais tarde, depois do dramático episódio de Pearl Harbour. Serviu até Fevereiro de 1943 como simples navio de carga, com os designativos CM-3 e AK-44. Passado mais esse conflito, o navio foi riscado das listas da ‘USS Navy’ e vendido para a demolição no ano de 1947. Curiosidade : o documento iconográfico que acompanha este ‘retrato’ do primitivo «Bunker Hill» é uma tela do notável pintor de navios António Jacobsen.

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