quinta-feira, 2 de agosto de 2012

«ALCÁNTARA»



Navio rápido concebido para executar travessias entre a Espanha continental e Ceuta (no norte de África) e as ilhas Baleares. Pertenceu à frota da Compañia Transmediterránea, que o baptizou a 23 de Julho de 1994, no decorrer de uma cerimónia amadrinhada por Dolores Montoya, viúva do famoso ‘cataor’ de flamenco Camarón de la Isla. Foi construído nos estaleiros da Empresa Nacional Bazán, de San Fernando, Cádiz. Desloca 946 toneladas e mede 96,30 metros de comprimento por 14,60 metros de boca. Foi preparado para receber 590 passageiros (distribuídos por duas classes distintas : Club e Turística), 76 automóveis e 11 caravanas. O seu poderoso sistema propulsor (4 máquinas diesel acopladas a dispositivos ‘waterjet’) desenvolve mais de 27 000 cavalos e imprime ao navio uma velocidade de cruzeiro da ordem dos 35 nós. Curiosamente, o «Alcántara» (que tem um ‘sister ship’ denominado «Almudaina») foi parar, em inícios de 1995, à Nova Zelândia, na sequência de um contrato comercial estabelecido entre o seu proprietário e a sociedade Sea Shuttle, que o colocou na linha Wellington-Picton. O regresso à Europa deu-se em Outubro desse mesmo ano, tendo o «Alcântara» atravessado o oceano Pacífico, com passagem para o Atlântico através do canal de Panamá. Além das linhas do Mediterrâneo já referidas, esta rápida unidade da marinha mercante espanhola também chegou a operar nas Canárias, no tráfego interilhas. Onde actuou já sob as cores da companhia ACCIONA, cuja frota integrou após da privatização da Transmediterránea. O «Alcântara» sofreu dois acidentes, em 2006 e 2008, que lhe causaram alguns desgastes materiais, mas sem dano para os passageiros. E, nesse último ano, foi um dos navios colocados à venda pelo seu armador. Como, entretanto, não apareceu comprador para o navio, este foi reactivado e colocado na nova linha Valência-San Antonio (Ibiza), de onde se ausenta, pontualmente, para servir outros destinos. Desde 2011, em consequência, de um contrato assinado entre o seu armador e a empresa Estrella Damm, o navio foi pintado com motivos publicitários, que asseguram a promoção comercial dessa conhecida marca de cervejas catalãs.

Sem comentários:

Enviar um comentário