sábado, 15 de setembro de 2012
«MAIDSTONE»
Navio de apoio logístico da armada real britânica. O «Maidstone» foi construído em 1937 no estaleiro da firma John Brown & Company, de Clydebank e só desapareceria quarenta anos mais tarde (em 1978), desfeito pelos camartelos dos sucateiros. Realizado para dar apoio aos submarinos da ‘navy’ cumprindo missões longínquas (Mediterrâneo, Extremo Oriente e Pacífico), este navio, que tinha uma tripulação de quase 1 200 homens, albergava no seu bojo oficinas de várias especialidades, o que lhe permitia fornecer uma apreciada assistência técnica à flotilha de nove submarinos que servia. Para além dessa sua capacidade, o «Maidstone» partia para operações com um abastecimento de 100 torpedos e um número mais ou menos igual de minas, o que lhe permitia municiar a dita flotilha em pleno oceano. Neste navio operava, também, uma equipa especializada no mergulho e salvamento e funcionavam salas de medicina dentária, serviço de cirurgia, um cinema, capela, padaria, barbearia, etc. O «Maidstone» esteve baseado em Gibraltar desde o início do conflito generalizado até Novembro de 1943, ano em que foi transferido para o Oriente, para Ceilão. Em Setembro de 1944, o navio foi mandado para a Austrália, para dar apoio às forças aliadas do Pacífico e, em finais do ano de 1945, regressou à Grã-Bretanha pela rota do cabo da Boa Esperança. Aliás, com 400 passageiros suplementares, constituídos por prisioneiros de guerra britânicos resgatados, entretanto, no porto e Macáçar. Depois do armistício, o «Maidstone» continuou a missão para a qual havia sido concebido. Em 1951 esteve na Corunha, sendo o primeiro navio da ‘Royal Navy’ a visitar um porto espanhol após a guerra civil. Em 1955 prestou auxílio à guarnição do HMS «Sidon», vítima de uma explosão acidental, salvando parte da sua equipagem. Em 1965, este navio esteve implicado, aquando de uma sua visita a Helsínquia, num incidente com os soviéticos, que contestaram a sua presença nesse porto neutro. Nesse mesmo ano ainda esteve no Rio de Janeiro, onde realizou uma visita de cortesia. Em 1967, foi restaurado e utilizado como quartel flutuante das forças inglesas destacadas na Irlanda do norte. Nele estiveram em regime de detenção -quando estava atracado num cais de Belfast- vários prisioneiros da IRA, incluindo o líder Gerry Adams. E dele se evadiram, espectacularmente, sete membros dessa organização em 1972. Em 23 de Maio de 1978, o «Maidstone» foi enviado para a sucata e desmantelado. Este navio deslocava 8 900 toneladas e media 151 metros de comprimento por 22 metros de boca. O seu armamento defensivo incluía canhões clássicos e peças de artilharia antiaérea.
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