quarta-feira, 26 de setembro de 2012

«D. ESTEPHANIA»


Este navio de 800 toneladas -que iniciou a sua carreira sob bandeira britânica e com o nome de «W. S. Lindsay»- foi construído nos estaleiros navais da empresa Coutts & Parkinson, de Willington Quay (Newcastle-upon-Tyne), em 1852. Era um veleiro (aparelhado em galera) com casco de aço, medindo 63 metros de comprimento por 8,80 metros de boca e capaz de transportar 280 passageiros, para além de carga geral. Depois de ter assegurado viagens para a Austrália, apareceu em 1858 na frota da União Mercantil (que o adquiriu ao seu antigo armador), já equipado com uma máquina a vapor e com 1 hélice, melhorias provavelmente realizadas no Reino Unido em previsão da sua venda a esta companhia portuguesa de navegação. Estreou-se, ainda nesse ano de 1858, na linha dos Açores e numa carreira regular com Angola, propondo aos seus utentes 60 beliches de 1ª e 220 de 3ª classe. A sua viagem inaugural para Angola teve partida de Lisboa no dia 1º de Outubro. O «D. Estephania» esteve na linha da África Ocidental Portuguesa até 23 de Dezembro de 1863, dia em que entrou na barra do Tejo pela última vez. Devido à extinção (em 1864) do seu armador, o navio foi desactivado, vendido para a sucata e desmantelado no ano de 1866. Nota : a ilustração anexada representa o «W. S. Lindsay» aquando do seu lançamento à água. Esta gravura foi publicada pelo «The Illustred London News», que noticiou o evento.

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