segunda-feira, 24 de setembro de 2012
«BRETAGNE»
Veleiro francês (uma barca de 3 mastros) construído em França -pelos estaleiros de Chantenay- em 1901. A sua primeira casa armadora foi a empresa Raoul Guillon & Compagnie, que encomendou o «Bretagne» para substituir um dos seus navios afundado na passagem do Horn pour um iceberg. Mas este veleiro não ficou nessa empresa por muito tempo, visto ter sido adquirido, em 1903, por Louis Levesque, um outro armador de Nantes. O «Bretagne» era um navio de 2 300 toneladas, bem proporcionado, do qual desconhecemos, no entanto, as dimensões. Destinado ao transporte de carga geral, este veleiro esteve, essencialmente, nas carreiras Europa-Austrália/Nova Zelândia e Europa-costa oeste da América do sul, transportando carvão, cereais, nitratos, ardósia, minério, etc. Em 1914, o navio navegava em águas australianas quando a sua carga se desequilibrou. O navio, que esteve em risco de se perder, adernou de 33º, só saindo dessa posição crítica após vários dias de trabalho exaustivo nos porões. Em 1917, depois de mais uma das suas viagens aos mares austrais, o «Bretagne» foi mobilizado pela marinha militar e armado. Foi beneficiado, nessa altura, com um aparelho de TSF, com 2 canhões de 90 mm e recebeu a bordo um efectivo de 6 artilheiros. A sua carreira bélica foi nula, passando o navio através dos perigos inerentes à situação conflituosa; que não poupou muitos dos seus congéneres. Este magnífico veleiro foi vendido, em 1922, ao armador alemão H.H. Schmidt, de Hamburgo, que lhe deu o nome de «Wilhelmine e o utilizou até 1926, ano do seu desmantelamento.
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