quinta-feira, 27 de setembro de 2012

«DIXMUDE»



Porta-aeronaves da armada francesa. O projecto inicial para este navio foi o de um cargueiro, que chegou a receber o nome de «Rio Paraná». Parte dessa obra foi parcialmente executada pelos estaleiros da empresa Sun Shipbuilding & Dry Dock Cº, de Chester, Pensilvânia. Devido às contingências da guerra, o navio inacabado foi entregue à armada dos ‘states’; que, no estaleiro da New York Navy Yard (Brooklyn), o transformou no porta-aviões de escolta HMS «Biter». Esse navio foi transferido para a ‘Royal Navy’ em Maio de 1942, no quadro dos acordos de cooperação assinados entre as duas marinhas. O «Biter» foi o primeiro porta-aviões do seu tipo (CEV) a assegurar escoltas de comboios no Atlântico, onde a sua eficiência ficou claramente demonstrada. A sua intervenção também foi muito apreciada, em 1944, aquando da operação Torch, que desencadeou o ataque de forças aliados ao norte de África. Acabada a guerra na Europa (Maio de 1945), a França decidiu reforçar os seus meios navais (quase reduzidos a zero depois do ‘suicídio’ da sua frota em Toulon) e solicitou a cedência do «Biter» aos seus amigos anglo-saxónicos. Integrado nos efectivos da armada gaulesa em 9 de Abril de 1946, o navio recebeu o designativo de «Dixmude», numa alusão à batalha do mesmo nome travada contra a Alemanha durante a Grande Guerra. Depois de restaurado, este porta-aviões foi enviado para a Indochina, onde a França combatia uma facção independentista liderada por Ho Chi Min. O navio havia embarcado uma força de aviação composta por 9 bombardeiros-torpedeiros SBD e por 29 aparelhos (de tipos e valências diversas) da sua força aérea. A partir do golfo do Tonkin, onde o navio estacionou, esses aviões serviram, essencialmente, como apoio às forças terrestres. Outra das funções do «Dixmude» foi a de transportar aeronaves entre os E.U.A., a França e os portos indochineses. Também foi utilizado (nos anos 50) para levar à Índia algumas dezenas de caças ‘Ouragan’ e Mystère IV’ adquiridos por Nehru ao fabricante Dassault. Finalmente, este porta-aeronaves também serviu, em 1954, para evacuar as forças francesas da Indochina. De volta ao Mediterrâneo, onde foi desactivado, o «Dixmude» foi remetido à armada estadunidense em 1966 e foi afundado (no decorrer de um exercício de tiro) por navios da sua 6ª Esquadra. Características do navio de guerra inicial : 15 125 toneladas em plena carga; 150 metros de comprimento; 21,20 metros de boca; 2 máquinas de 75 000 cv; 16 nós de velocidade. Armamento defensivo : 3 canhões de 102 mm; 8 peças AA de 20 mm; 4 metralhadoras. Guarnição : 800 oficiais, sargentoa e praças. Curiosidade : um navio moderno da armada francesa, pertencente à classe ‘Mistral’, foi baptizado com o nome de «Dixmude», em memória do velho navio que aqui apresentámos.

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