terça-feira, 11 de setembro de 2012

«ALLIGATOR»



Submarino da armada nortista, operacional durante a guerra de Secesssão. Foi construído pelo estaleiro Neafie & Levy (de Filadélfia) sob o controlo técnico do seu conceptor, o engenheiro francês Brutus de Villeroy. Este engenho (o primeiro do seu tipo a ser usado pela marinha federal) deslocava 350 toneladas em imersão e media 14 metros de comprimento por 1,80 metro de diâmetro. O «Alligator», que era movido por 16 remos (depois substituídos por 1 hélice accionado por manivelas), podia operar à profundidade de 2,10 metros e atingir (teoricamente) uma velocidade compreendida entre os 4 e os 7 nós. O ar respirado pela guarnição (constituída por 1 oficial, 1 timoneiro, 2 mergulhadores e 8 marinheiros) era fornecido por um engenhoso sistema composto por 2 tubos sustentados por flutuadores, ligados a uma bomba que funcionava no interior da nave. O «Alligator» -que transportava 2 cargas explosivas- foi a resposta dada pelas forças da União aos ‘ironclads’ (unidades blindadas) utilizados pela armada confederada. Lançado à água no dia 1º de Maio de 1862, recebeu -como missão inicial- a destruição de uma ponte lançada sobre o Swift Creek, um afluente do rio Appomatox. A operação falhou redondamente, por se verificar que esse curso de água não era suficientemente profundo para submergir o «Alligator» e permitir uma aproximação discreta do objectivo. O inedetismo desta arma nos arsenais unionistas despertou algum interesse por parte dos militares e políticos do Norte; inclusivamente a curiosidade do presidente Abraão Lincoln, que assistiu a manobras do «Alligator» ocorridas a 18 de Março de 1863. Este submersível afundou-se, devido ao mau tempo, ao largo do cabo Hatteras a 2 de Abril desse segundo ano de guerra. Sem ter provado a sua eficácia.

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