domingo, 23 de setembro de 2012

«HELLESPONT ALHAMBRA»



O «Hellespont Alhambra» foi construído no início do século XXI na Coreia do Sul, mais exactamente em Okpo, pelo estaleiro naval Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering. O seu mastodôntico casco duplo foi lançado ao mar no dia 22 de Setembro de 2001. Este navio do tipo ULCC (Ultra-Large Crude Carrier), que usa agora o nome de «TI Asia», é um dos mais gigantescos petroleiros jamais realizados e é, porventura, o maior actualmente em serviço. Desloca 513 744 toneladas –o que lhe permite transportar 3 166 353 barris de crude- e apresenta as seguintes dimensões : 380 metros de comprimento; 68 metros de boca; 24,50 metros de calado. Pertence a uma série de navios do tipo TI, da qual foram realizadas mais três unidades. O seu primeiro armador foi a Hellespont Company; que o vendeu, em 2004, ao consórcio belga Overseas Shipholding Group. Por razões de natureza fiscal, o «Hellespont Alhambra»/«TI Asia» navegou com bandeira das ilhas Marshall, arquipélago do Pacífico onde, provavelmente, nunca esteve. Até porque, devido às suas impressionantes dimensões, este superpetroleiro só tem acesso a um número restrito de portos. Actualmente hasteia pavilhão belga e a sua rota privilegiada leva-o do Golfo Pérsico aos Estados Unidos da América. A propulsão deste navio fora de comum é assegurada por máquinas com uma potência tal, que facultam a este titã dos mares uma velocidade máxima de 18 nós. Devido ao seu elevado grau de automatização, a sua tripulação é constituída por um escasso número de membros. Curiosidades : a impressionante fotografia anexada a este texto diz tudo sobre o facto deste navio ser conhecido, no universo dos transportes marítimos, pelo sobrenome de ‘Big White’. Dos seus gémeos (entretanto baptizados com os nomes de «TI Europe», «TI Oceania» e «TI Africa») um deles já não navega, tendo sido transformado em reservatório flutuante de ramas.

Sem comentários:

Enviar um comentário