sábado, 26 de setembro de 2009

«CLERMONT»


Embarcação fluvial norte-americana de inícios do século XIX. Foi planeada por Robert Fulton e por Robert Livingstone (embaixador dos Estados Unidos em Paris) e construída em 1806 nos estaleiros Corlears Hook, de Nova Iorque. Alcunhado Fulton's Folly (a 'Loucura de Fulton'), o «Clermont» foi o primeiro barco a operar regularmente em rios americanos com o auxílio de uma máquina a vapor. Esse engenho de origem inglesa (fabricado pela firma Boulton, Watt & Cº) desenvolvia uma potência de 20 cv e accionava duas rodas laterais de palhetas. A primeira experiência feita com este barco a vapor teve lugar a 17 de Agosto de 1807. Perante o franco sucesso obtido (o «Clermont percorreu os 240 km de distância que separam Nova Iorque de Albany em 32 horas), o vapor começou a operar numa linha regular entre essas duas cidades. O «Clermont» deslocava inicialmente 79 toneladas e media 43,28 m de comprimento por 4,28 m de boca. Depois de uma ampliação e de uma remodelação completa, efectuada em 1808, o barco passou a chamar-se «North River» e a poder transportar muito mais passageiros do que a versão original, em condições de conforto nunca antes vistas na navegação fluvial. O renovado vapor de Fulton (agora com 182 toneladas) passou a oferecer aos seus utentes 54 beliches, 3 salões (um dos quais reservado às senhoras), serviço de restaurante e bar. O «North River» estava equipado (aliás como o «Clermont») com dois mastros e respectivo aparelho vélico, que lhe permitia utilizar a força eólica cada vez que isso se revelava necessário.

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