quarta-feira, 22 de setembro de 2010

«WIND STAR»


Construído em 1986 pelos extintos Ateliers et Chantiers du Havre (França), o «Wind Star» é um luxuoso navio de cruzeiros que combina a tecnologia mais recente com a utilização (milenar) de velas. Embora estas já nada tenham a ver, naturalmente, com aquelas que moviam os navios de outrora. Com efeito, o aparelho vélico do «Wind Star» (com 2 000 quadrados de superfície) é inteiramente pilotado por computador e a totalidade do pano é desfraldado em poucos minutos, graças à simples pressão exercida sobre uma tecla. A estabilidade do navio é, igualmente, assegurada por computador, que age automaticamente no posicionamento das velas e na distribuição adequada do lastro. O «Wind Star» está equipado com motores do tipo diesel-eléctrico. A sua velocidade é da ordem dos 14 nós, sem recurso às velas. O navio desloca 5 700 toneladas (em plena carga) e mede 134,20 metros de comprimento fora a fora por 15,80 metros de boca. Tem 84 membros de equipagem e pode receber 159 passageiros distribuídos por 74 camarotes de luxo, todos idênticos. Tem 2 restaurantes (sendo um deles do género ‘buffet’), uma piscina e uma plataforma (situada à popa) que permite o acesso directo ao mar dos banhistas e utilizadores de pequenas embarcações de ligação e/ou de lazer. Concebido para o turismo de alto ‘standing’, o «Wind Star» (que pertence, actualmente, à companhia Windstar Cruises) tem o Mediterrâneo e as Caraíbas como áreas de operação privilegiadas; o que não o impede de visitar outras regiões do globo (como, por exemplo, as ilhas da Polinésia) apreciadas pela sua clientela endinheirada. Tem dois gémeos : o «Wind Song» e o «Wind Spirit», também eles de concepção e construção francesa. Todos estes navios, construídos há mais de 20 anos, têm sofrido diversos trabalhos de modernização. Um dos últimos, efectuado em 2007, foi executado pelos estaleiros setubalenses da Lisnave.

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