domingo, 12 de setembro de 2010

«REGINA MARGHERITA»


Navio de 5 000 toneladas de deslocamento, construído em 1884 -no estaleiro A. McMillan & Son, de Dumbarton (G.B.)- por encomenda da Società Italiana dei Trasporti Marittimi, recém-fundada pelo armador Rocco Piaggio. Com uma proa de 'clipper', o «Regina Margherita» foi o primeiro navio italiano a ser completamente iluminado com luz eléctrica e a ser dotado com cabines de 1ª e 2ª classes luxuosamente equipadas. Dispunha de 2 máquinas alternativas servidas por 4 caldeiras a vapor. Os dois mastros do «Regina Margherita» podiam envergar panos, capazes de levar o navio a bom porto, na hipótese de surgir uma avaria no sistema propulsor principal. A combinação dos dois sistemas propulsivos impeliam o navio a uma velocidade máxima próxima dos 16 nós. Foi o primeiro paquete italiano a realizar carreiras regulares entre a Europa e a América do sul. A sua viagem inaugural, começada em 1 de Dezembro de 1884, levou-o à cidade de Montevideo, onde o navio chegou dezassete dias mais tarde, e daí a Buenos Aires. Em Julho de 1885, o armador do «Regina Margherita» foi absorvido pela grande companhia Navigazione Generale Italiana, que manteve o navio na linha sul-americana até 1898. Esteve desde então, e até 1903, na carreira do Egipto, voltando depois (e de novo) ao Atlântico sul. Em 1910 o paquete passou, já com 26 anos de actividade, a integrar a frota da Società Nazionale di Servizi Maritimo. Onde não esteve muito tempo, já que, durante o conflito italo-turco (1911-1912), acabou por ser transformado em navio-hospital e cedido à Ordem de Malta. Durante esse sangrento conflito (onde, pela primeira vez na História, se utilizou a aviação militar), o «Regina Margherita» fez sete viagens entre a Tripolitânia (a actual Líbia) e a Itália, evacuando 1 162 soldados feridos. Afundou-se em 11 de Fevereiro de 1913 no porto de Génova, onde acabou por ser desmantelado.

2 comentários:

  1. Esse navio trouxe a familia do meu tataravô e bisavô em 1896... Muito legal.. Histórico

    ResponderEliminar
  2. Esse navio trouxe a familia do meu tataravô e bisavô em 1896... Muito legal.. Histórico

    ResponderEliminar