segunda-feira, 20 de setembro de 2010

«KING GEORGE V»


Poderoso couraçado da 'Royal Navy' construído e lançado à água pelos estaleiros da casa Vickers-Armstrong (de Newcastle-upon-Tyne) em 1939. Deslocava, em plena carga, 42 200 toneladas e media 227 metros (na linha de flutuação) por 31,40 metros de boca. Fortemente blindado e armado, o «King George V» incluia na sua artilharia principal 10 canhões de 356 mm, 16 de 113 mm e 64 peças AA de 40 mm. Transportava 4 hidroaviões Supermarine 'Walrus'. As suas 4 turbinas e 8 caldeiras, que produziam 110 000 cv de energia, facultavam ao navio pontas de velocidade da ordem dos 28 nós. A guarnição completa deste couraçado (que deu o nome a uma classe de navios, que compreendeu mais quatro unidades : o «Prince of Wales», o «Duke of York», o «Anson» e o «Howe») era constituída por mais de 1 600 homens. Ainda inacabado, o «King George V» participou na perseguição ao «Bismarck» em 1941 e, mais tarde, na batalha do Atlântico, durante a qual, facto curioso, afundou um submarino alemão por abalroamento voluntário. Assegurou escoltas de comboios de navios mercantes com destino a Murmansk (URSS) e esteve no Mediterrâneo, no apoio ao desembarque aliado na Sicília, em 1943. Foi o «King George V» que transportou (também em 1943) o primeiro-ministro Winston Churchill no seu regresso a Londres, depois da sua participação na conferência de Teerão. Esteve, depois, no teatro de operações do Pacífico, e marcou presença na baía de Tóquio, como representante da Grã-Bretanha, aquando da cerimónia de rendição do Japão. Foi desactivado em 1949 e desmantelado, oito anos mais (em 1957) por um estaleiro especializado de Dalmuir, na Escócia.

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