quinta-feira, 23 de setembro de 2010

«BARON OF RENFREW»


Este quatro mastros-barca foi construído (em madeira) -no ano de 1825- por Charles Wood, no estaleiro de Anse du Fort (ilha de Orleães) Quebeque. Previsto para transportar madeira do Canadá para a Inglaterra, o «Baron of Renfrew» era uma espécie de navio rudimentar e descartável, já que deveria ser desmantelado logo que chegasse ao destino, porque, assim, a madeira utilizada na sua construção ficava isenta das pesadas taxas aplicadas à importação desse produto das florestas canadianas. Media 92,65 metros de comprimento fora a fora por 18,60 metros de boca. A amurada culminava a 10,36 metros acima da linha de flutuação, o que fazia do «Baron of Renfrew» um navio desgracioso. Partiu do Quebeque (cidade no curso do rio São Lourenço) com destino à Europa a 23 de Agosto de 1825, carregando 9 000 toros de essências locais. A equipagem do navio era constituída por 25 marinheiros colocados sob as ordens do capitão Matthew Walker. Embora lenta, a viagem parece ter-se passado sem incidentes até à chegada à Europa. No dia 22 de Outubro o navio apareceu encalhado no canal da Mancha, perto de Goodwin Sands. Apesar de socorrido por navios que lhe forneceram um piloto experimentado e o tentaram remover da sua delicada posição, o «Baron of Renfrew» acabou por desconjuntar-se (partiu-se em três partes) e terminar os seus dias às portas do porto de destino. Parte dos seus destroços e madeira proveniente do seu carregamento apareceram à deriva por toda a costa do Pas de Calais. Parece que toda a tripulação desde singular navio pôde ser resgatada pelas embarcações que o socorreram.

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