domingo, 19 de setembro de 2010

«KRISTINA REGINA»


Transporte de passageiros de 4 300 toneladas construído em 1960 nos estaleiros suecos de Oskarshamns Varv, por encomenda da companhia de navegação finlandesa AB Bore. Recebeu inicialmente o nome de «Bore» e foi colocado no serviço car-ferry entre os portos de Abo (Finlândia) e Estocolmo. Em 1977 o seu nome foi alterado para «Borea» e, quatro anos mais tarde, o navio entrou no estaleiro para sofrer transformações profundas, que alteraram o seu estatuto para paquete de cruzeiros. Foi também, aquando dessa intervenção, que a sua maquinaria a vapor de quádrupla expansão foi substituída por 2 motores diesel de quatro tempos e 12 cilindros em V, que accionam uma hélice de pás orientáveis. E que o navio –agora chamado «Kristina Regina»- recebeu um propulsor de proa. No que respeita o conforto e o lazer dos passageiros, refira-se que o navio dispõe, desde 1981, de 136 confortáveis cabines (das quais 103 são exteriores) aptas a receber 366 passageiros, além do seguinte equipamento : 2 restaurantes, 1 salão grande, 1 bar-discoteca, 1 bar-café, 1 cine-teatro, etc. Os cruzeiristas são apoiados pelo trabalho de 55 dedicados membros de equipagem. O «Kristina Regina» (que foi renovado, pela última vez, em 2001) mede 99,85 metros de comprimento fora a fora por 15,25 metros de boca e pode navegar a uma velocidade próxima dos 17 nós. Depois de ter navegado meio século, o «Kristina Regina» foi retirado do serviço activo no verão de 2010, por já não responder às rígidas normas de segurança exigidas internacionalmente. Cedido à cidade de Turku, o navio está actualmente (e curiosamente) num estaleiro finlandês a receber trabalhos que lhe devolverão o aspecto que tinha em 1960, quando foi construído. E será com as formas iniciais e com o seu primeiro nome («Bore»), que o navio será amarrado a um cais da cidade e funcionará (ainda em 2010) simultaneamente como museu, hotel e restaurante. Espera-se que por muitos anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário