domingo, 12 de setembro de 2010

«MAUD»


Foi construído num estaleiro de Asker (fiorde de Oslo), por encomenda de Roald Amundsen, que com ele desejava fazer uma segunda expedição ao Árctico. Lançado à água em Junho de 1916, o «Maud» (assim chamado em honra da rainha da Noruega) era um navio de três mastros, dotado de propulsão mista (vela/vapor), que deslocava cerca de 300 toneladas. Tinha 36,50 metros de comprimento por 12,30 metros de boca. O seu calado era inferior a 5 metros. Fez a travessia da passagem do noroeste entre 1918 e 1924, prosseguindo a sua exploração dessas inóspitas regiões até 1925, ano em que atingiu Nome, no Alasca. Endividado, Amundsen conduziu o «Maud» até ao porto de Seattle para o vender e, assim, poder pagar aos seus credores. O navio foi, então, adquirido pela Companhia da Baía do Hudson, que o baptizou com o novo nome de «Baymaud» e o utilizou no abastecimento dos seus postos mais isolados. Aquando do rigoroso inverno de 1926, o navio esteve prisioneiro dos gelos em Ikaluktutiak (ou Cambridge Bay), no norte do Canadá. Afundou-se em 1930 nas imediações de Victoria Island. O seu casco inspirou os construtores do «St. Roch», conhecido (e histórico) navio polar da Real Polícia Montada.

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