terça-feira, 8 de maio de 2012

«SHEARWATER»





Navio da classe ‘Condor’, pertencente à marinha de guerra inglesa. Foi construído nos estaleiros HM Dockyard, de Sheerness (condado de Kent), e lançado à água no ano de 1900. Usou bandeira do Reino Unido, até 1915, ano em que foi cedido à armada irmã do Canadá, para actuar como navio de apoio a uma flotilha de submarinos. Foi um dos três navios de guerra que permaneceu (até 1917) na costa do Pacífico, ficando estacionado na base de Esquimalt (Columbia Britânica). Perante a inactividade inimiga nessa região, parte da sua artilharia (2 canhões de 102 mm) foi-lhe retirada e colocada em terra para assegurar a defesa de Seymour Narrows, enquanto o essencial da sua equipagem foi enviado para Halifax (na Nova Escócia) para reforçar a guarnição do HMCS «Niobe». Passada a Grande Guerra, foi desarmado e vendido (em Maio de 1922) à Western Shipping Company, que o utilizou com o nome de «Vedas». Este navio de 980 toneladas era de propulsão mista (vapor/vela) e tinha casco de aço. O seu velame estava configurado como o de um lugre-escuna e a sua máquina a vapor de tripla expansão desenvolvia uma potência de 1 400 cv. A combinação desses meios proporcionava-lhe uma velocidade máxima de 13 nós. O navio media 62 metros de comprimento por 9,90 metros de boca. Enquanto HMCS «Shearwater», esta unidade (ligeiramente blindada) dispôs de 4 peças de 102 mm e de 4 outras de 47 mm. Certas fontes pretendem que, durante a sua vida de navio civil e quando reinava a Lei Seca nos E.U.A., o ex-«Shearwater» foi utilizado no contrabando de álcool para esse país, actuando nos rios e lagos da região fronteiriça. Há notícias de que foi parar à sucata em 1937 e desmantelado nesse mesmo ano.

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