sábado, 19 de maio de 2012

«KAISER BARBAROSSA»



Cruzador de batalha alemão pertencente à classe ‘Kaiser Friedrich III’. Foi construído pelos estaleiros de Schichau (Danzig), que o lançaram à água no dia 21 de Abril de 1900. Deslocava 11 600 toneladas (em plena carga) e media 125,30 metros de comprimento por 20,40 metros de boca. O seu sistema propulsivo, constituído por máquinas a vapor de tripla expansão, desenvolvia 13 000 ihp de potência, o que lhe permitia navegar à velocidade de 17,5 nós e de dispor de uma autonomia de 3 420 milhas náuticas com andamento limitado a 10 nós. Bem couraçado a nível do casco (150 mm-300 mm), mas não só, o «Kaiser Barbarossa» estava armado com 4 canhões de 240 mm, 18 de 150 mm, 12 de 88 mm e com 6 tubos lança-torpedos de 450 mm. A sua tripulação era formada por um efectivo de 687 homens incluindo oficias. Este navio sofreu uma profunda modernização entre 1907-1910, mas a chegada à marinha inglesa dos inovadores couraçados do tipo ‘Dreadnought’ tornou-o obsoleto. Assim, o «Kaiser Barbarossa» (e todos os navios da sua classe) foram retirados das unidades de primeira linha e afectados a funções de interesse secundário. O «Kaiser Barbarossa» (nome que homenageava o imperador germânico Frederico I, que usou o cognome de Barba Roxa) foi integrar, no Báltico, o Esquadrão de Batalha nº 5, que assegurou missões de defesa costeira durante a 1ª Guerra Mundial. Na fase final do conflito, este cruzador até chegou a desempenhar o papel pouco dignificante de navio-prisão. Desmobilizado em 1918, o «Barbarossa» foi parar à sucata e desmantelado totalmente em 1920.

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