quinta-feira, 10 de maio de 2012

«GRACE HARWAR»

Foi construído em 1889 no estaleiro escocês da firma William Hamilton & Cº, de Port Glasgow para o armador W. Montgomery, de Londres. Configurado como um três mastros galera, tinha casco de aço e 1 816 toneladas de arqueação bruta. Media 115 metros de comprimento fora a fora por 14,40 metros de boca. Esteve no comércio com a América do sul (para onde levou cimento, carvão e outras mercadorias e de onde trouxe nitratos) até 1913, ano em que foi vendido à sociedade Finska Rederi AB Delfin, de Helsinquia, passando a hastear, desde então, bandeira da Finlândia. Em 1916, o veleiro foi arremessado contra as costas do Alabama por um tremendo furacão que o surpreendeu perto do porto de Mobile, onde fora carregar madeira de pinho. Foi reparado, sobretudo a nível do seu muito danificado aparelho, e vendido nesse mesmo ano ao armador (também ele finlandês) Gustav Erikson, de Mariehamn (ilhas Aland). Prosseguindo a sua actividade, esteve no comércio do trigo com a Austrália e percorreu todos os oceanos do mundo. O «Grace Harwar», considerado aquando da sua construção um dos maiores veleiros existentes, nunca utilizou motor auxiliar e sobreviveu até 1935, altura em que foi vendido para a sucata. Foi desmantelado, nesse mesmo ano, pela conhecida empresa britânica Metal Industries Ltd nos seus estaleiros de Charlestown.

Sem comentários:

Enviar um comentário