terça-feira, 8 de maio de 2012

«KAKO»



Cruzador pesado da marinha imperial japonesa pertencente à classe ‘Furutaka’. Foi realizado pelos estaleiros da sociedade Kawasaki, de Kobé, e dado como concluído em Julho de 1926. O «Kako» deslocava 9 540 toneladas (plena carga) e apresentava as seguintes dimensões : 176,80 metros de comprimento por 15,80 metros de boca. O seu calado era de 5,60 metros. Dispunha de um sistema propulsor que desenvolvia uma potência global de 102 000 shp, o que lhe garantia uma velocidade máxima de 34,5 nós e uma autonomia de 7 000 milhas náuticas com andamento reduzido a 14 nós. Do seu armamento constavam (inicialmente) 6 canhões de 200 mm, 4 de 76 mm e 8 tubos lança-torpedos de 610 mm. Estava equipado com 1 catapulta a vapor, que lhe permitia operar um hidro. O armamento do «Kako» foi alterado no decorrer da sua vida operacional, sobretudo entre 1936-1937, período em que foi modernizado no arsenal de Sasebo. Este cruzador pesado participou na guerra sino-japonesa e foi, em finais do ano de 1941, um dos navios nipónicos envolvidos nas operações contra Pearl Harbour e Guam. Depois disso, participou em inúmeros combates contra as forças norte-americanas do Pacífico, tendo marcado presença em Rabaul, ilhas Marshall, Salomão, etc. Esteve, ainda, nas operações que ditaram a retirada de Port Moresby, na batalha do Mar de Coral e na batalha de Savo. Este navio nipónico foi várias vezes atingido pelo fogo do adversário e, na véspera da última batalha referida, viu o seu hidro (um Aichi E13A.1) ser abatido por um ‘Dauntless’ da guarnição do porta-aviões «Wasp». Depois de intensa actividade durante o 2º conflito mundial, o «Kako» acabou de maneira trágica, já que -a 10 de Agosto de 1942- sucumbiu aos ataques do submarino USS «S-44», que o torpedeou e afundou ao largo da ilha Simberi (território da actual Papua-Nova Guiné). O «Kako» e o «Furutaka» foram os primeiros cruzadores pesados da armada japonesa e eram, na generalidade, muito semelhantes aos navios da classe ‘Aoba’, que lhes sucederam.

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