sábado, 14 de agosto de 2010
«UKISHIMA MARU»
Navio mercante japonês de 4 730 toneladas lançado à água a 1 de Agosto de 1936 pelo estaleiro Kokusai Kisen K. K., de Tóquio, com um primeiro nome que desconhecemos. Media 108,40 metros de comprimento por 15,70 metros de boca. Depois de ter assegurado por conta da sua companhia armadora -a Nippon Yusen K. K.- o tranaporte de passageiros e frete, o navio foi requisitado, durante a 2ª Guerra Mundial, pela marinha imperial e transformado em cruzador-auxiliar. Para tanto, recolheu ao estaleiro naval de Tamano, onde foi armado (com 4 peças de 140 mm, 4 outras de 25 mm, 2 tubos lança-torpedos de 533 mm e 1 hidroavião Kawanishi E7K2), ao mesmo tempo que recebeu o seu segundo e último nome : «Ukishima Maru». O seu casco e superstruturas foram camuflados à maneira dos navios-corsários alemães da Grande Guerra, de modo a poder surpreender o tráfego marítimo aliado contra o qual o seu poder foi dirigido. Pouco ou nada sabemos sobre a sua carreira militar. O que melhor se conhece do historial deste navio é que, em 1945, foi protagonista de um drama que vitimou 524 trabalhadores-escravos, além de 25 tripulantes japoneses. Esse desastre ocorreu no porto nipónico de Maizuru a 24 de Agosto de 1945, onde o navio entrara com 4 000/5 000 passageiros forçados em proveniência da Coreia. O «Ukishima Maru» explodiu e afundou-se, na sequência de um crime premeditado (segundo os coreanos) ou de uma deflagração acidental (segundo os japoneses). Parece que o processo para saber a verdade, apurar responsáveis e determinar as indemnizações a pagar aos familiares das vítimas ainda decorre nos tribunais.
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