sexta-feira, 20 de agosto de 2010

«ANGRA DO HEROÍSMO»


Paquete da Empresa Insulana de Navegação. Foi construído em 1955 na cidade de Hamburgo pelo estaleiro da firma Deutsche Werft A. G.. Baptizado com o nome de «Israel», foi oferecido nesse mesmo ano ao estado judaico, como indemnização pelos prejuízos causados à comunidade hebraica entre 1933 e 1945 pelos nazis e integrado na frota da companhia Zim Israel Navigation, com sede em Haifa. Colocado na linha regular de Nova Iorque, o navio manteve esse serviço durante dez anos. Em 1959 foi abalroado por um cargueiro norte-americano e reparedo no estaleiro naval de Brooklyn. Foi adquirido em 1966 pela Insulana, que o registou no porto de Lisboa (após tê-lo submetido a diversas transformações), lhe deu o nome de uma das mais bonitas cidades açorianas e o iniciou no circuito Lisboa-Madeira-Açores. O «Angra» também esteve no negócio dos cruzeiros, que, nos anos 60, começava verdadeiramente a despontar no nosso país. Durante o ano de 1971, fretado pelo Ministério do Exército, o navio fez várias viagens de ida e volta à então Guiné portuguesa com tropas e material de guerra. Depois da retirada do paquete «Funchal» da carreira das ilhas (Setembro de 1972), o «Angra do Heroísmo» substituiu-o, sendo o último navio da Insulana a assegurar esse serviço. E, em 1974, com a fusão desta empresa com a Companhia Colonial de Navegação, o navio passou a ser propriedade da sociedade resultante dessa união : a Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos. Mas já não chegou a entrar ao seu serviço, por ter sido considerado obsoleto. Foi rebocado até Castellon (Espanha), onde, ainda em 1974, foi desmantelado por um sucateiro local. O «Angra do Heroísmo» (irmão gémeo do «Amélia de Mello», também ele de bandeira portuguesa) era um navio com 13 900 toneladas de deslocamento, que media 152,70 metros de comprimento por 19,85 metros de boca. O seu sistema propulsivo (constituído por um grupo de turbinas a vapor) impelia o navio a uma velocidade máxima de 19 nós. O «Angra do Heroísmo» funcionava com 139 tripulantes e podia receber a bordo 323 passageiros, distribuídos por quatro classes distintas.

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