terça-feira, 6 de dezembro de 2011

«RENASCER»


Navio-motor com casco e superestruturas de madeira, construído no ano de 1917 num estaleiro da então vila de Olhão. Concebida como rebocador, esta modesta embarcação interrompeu essa sua primeira actividade em inícios dos anos 50 para ser transformada em transporte de passageiros. Isto, depois de ter sido vendida à empresa Jerónimo Rodrigues Durão, Lda, de Cacilhas, que a colocou nas ligações entre a sua terra e Lisboa, nomeadamente o Terreiro do Paço. Na sua qualidade de cacilheiro, o «Renascer» -que tinha uma arqueação bruta de 56 toneladas e media 22,66 metros de comprimento por 5,50 metros de boca- funcionava com 4 membros de equipagem e podia receber a bordo uma lotação máxima de 250 passageiros. O «Renascer» estava registado no porto de Lisboa com o número oficial LX-3107-TL. O seu motor diesel desenvolvia 225 hp de potência, o que lhe permitia navegar à velocidade de cruzeiro de 8 nós. Em 1975 foi, como os outros cacilheiros, integrado na frota da Transtejo, mantendo-se no activo até finais dessa década. Em Abril de 1979 o velho «Renascer» foi vendido a um particular, que, em data que desconhecemos, o mandou desmantelar.

3 comentários:

  1. Inseri o texto e a imagem numa página dedicada ao património. Ao último comentador"parece[lhe] que o Renascer não terá trabalhado até 1975". Pode dar uma ajuda para o esclarecimento desta afirmação colocada um pouco na forma de dúvida. Aqui vasequência:
    • "Renascer"

    Navio-motor com casco e superestruturas de madeira, construído no ano de 1917 num estaleiro da então vila de Olhão. Concebida como rebocador, esta modesta embarcação interrompeu essa sua primeira actividade em inícios dos anos 50 para ser transformada em transporte de passageiros. Isto, depois de ter sido vendida à empresa Jerónimo Rodrigues Durão, Lda, de Cacilhas, que a colocou nas ligações entre a sua terra e Lisboa, nomeadamente o Terreiro do Paço. Na sua qualidade de cacilheiro, o «Renascer» -que tinha uma arqueação bruta de 56 toneladas e media 22,66 metros de comprimento por 5,50 metros de boca- funcionava com 4 membros de equipagem e podia receber a bordo uma lotação máxima de 250 passageiros. O «Renascer» estava registado no porto de Lisboa com o número oficial LX-3107-TL. O seu motor diesel desenvolvia 225 hp de potência, o que lhe permitia navegar à velocidade de cruzeiro de 8 nós. Em 1975 foi, como os outros cacilheiros, integrado na frota da Transtejo, mantendo-se no activo até finais dessa década. Em Abril de 1979 o velho «Renascer» foi vendido a um particular, que, em data que desconhecemos, o mandou desmantelar.

    Texto e imagens disponíveis em «http://alernavios.blogspot.pt/2011_12_01_archive.html». Acesso em 29 de Novembro de 2012


    Gosto • • Não seguir publicaçãoSeguir publicação • Quinta-feira às 20:13
    o
    o Carlos Caria, Rui Granadeiro, Orlando Abrunhosa e 6 outras pessoas gostam disto.
    o
    Rui Granadeiro Adorava este navio
    Quinta-feira às 22:31 • Gosto • 2
    o
    Fernando Felizardo Rui Granadeiro consegues do "Nacional" ? Era também em madeira e fazia travessias pela mesma altura.
    Quinta-feira às 22:41 • Gosto • 2
    o
    Jaime Goncalves Se me lembro bem, o "Rio Lena" também tinha o mesmo tipo de desenho.
    há 22 horas • Gosto • 1
    o
    Carlos Caria E também tinha bilhetes personalizados, com o nome do barco.
    há 18 horas • Gosto
    o
    João Valente Desculpem mas não me parece que o Renascer tenha trabalhado até 1975.

    Os meus parabéns pela qualidade dos seius posts.

    Grato pela atenção, e com os melhores cumprimentos.

    Fernando Miguel
    fernando.miguel@sapo.pt

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  2. Na 5.ª linha, onde está "vasequência", leia-se "vai a sequência"

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  3. Bom dia: Sabem dizer-me a fonte destas fotografias? Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Lisboa?
    Obrigado.

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