sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

«NORTHERN LIGHT»


«Northern Light» (nome que, na nossa língua, se traduz por 'Aurora Boreal') era uma modesta embarcação canadiana de 401 toneladas. Dotada de capacidades quebra-gelos, foi construída em 1876 no estaleiro de E. W. Sewell, da cidade de Levis (Quebeque), para assegurar o serviço invernal entre o continente e a ilha do Príncipe Eduardo, no leste do país. Este navio a vapor, movido por uma máquina de 700 cv (também ela fabricada em Levis, pela empresa Carrier, Lane & Cº), entrou, oficialmente, em serviço no dia 7 de Dezembro de 1876 e rapidamente deu provas de ser inadequado para operar nas condições climáticas extremas típicas daquela região da foz do rio São Lourenço. No seu primeiro ano de actividade, o «Northern Light» sofreu várias avarias graves (leme quebrado, hélice torcida, etc), que o imobilizaram e provocaram o isolamento e a insatisfação dos seus utentes. O navio, que ainda usou velas, permaneceria, no entanto, uma dúzia de anos na linha Georgetown-Pictou, até à chegada, em 1888, do «Stanley», vapor muito mais poderoso. O «Northern Light» -que ficou na História por ter sido o primeiro quebra-gelos canadiano- tinha casco de madeira, media cerca de 44 metros de comprimento e podia navegar à velocidade e 14 nós. Por falta de documentação elucidativa, ignoramos muitas das suas outras características, assim como não temos informação sobre o seu destino, depois de 1888. Curiosidade : O «Northern Light» está ilustrado num selo emitido pela administração postal do Canadá; que, assim, reconheceu a sua importância na história marítima desse grande país da América do norte.

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