quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
«FORTEVIOT»
Magnífica barca britânica de quatro mastros e casco de aço. Foi construída -em 1891- no estaleiro da firma W.H. Potter & Sons, de Liverpool, para os armadores MacVicar, Marshall and Cº, da mesma cidade. Vocacionado para o transporte de passageiros e mercadorias diversas, este navio tinha 3 145 toneladas de arqueação bruta e media 96,70 metros de comprimento por 14 metros de boca. Em 1896, ilustrou-se ao bater o recorde de velocidade entre Nova Iorque e Melbourne, cidades que o «Forteviot» (sob as ordens do capitão J. N. Jackson) uniu em 102 dias de navegação. Em 1908, este veleiro sofreu um desastre no Mediterrâneo (perto da ilha de Elba), que lhe provocou avarias e custou a vida a cinco marinheiros dos rebocadores que lhe deram assistência. Em 1910, mudou de companhia (ao integrar a frota da C.E. Schramm & Co, de Bremen), de bandeira (alemã) e de nome, já que passou a usar o de «Werner Vinnen». Em 1914, já com o planeta em guerra, o navio foi capturado por uma força naval britânica ao largo de Cabo Verde e conduzido a Freetown, na Serra Leoa. Depois desse incidente, o veleiro mudou várias vezes de armador e de designativo e continuou a navegar por todos os mares do mundo. Em 1922, chamava-se «Yawry», usava pavilhão da Noruega e pertencia ao armador A. Monsen, de Trönsberg. Com 35 anos de carreira, o venerável ex-«Forteviot» foi desmantelado em Blyth, na Inglaterra, durante o ano de 1926. Na década de 30 do século passado, a sua figura de proa ainda podia ser admirada nas instalações do Hotel Ferry Rock, de Cheshire, no Reino Unido. Curiosidade : para além do seu primeiro nome de baptismo, que usou entre 1891 e 1910,este extraordinário veleiro de trabalho chamou-se, sucessivamente, «Werner Vinnen» (1910-1915), «Yawry» (1915-1916), «Bellands» (1916-1922) e, de novo, «Yawry» (1922-1926).
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