 Navio couraçado da marinha imperial alemã. Foi construído em Bremen, pelo estaleiro AG Weser, que o lançou à água em 1908. Pertenceu à classe 'Nassau', que compreendeu quatro unidades (o «Nassau», o «Westfalen», o «Rheinland» e o «Posen»). O «Westfalen» deslocava 20 535 toneladas (em plena carga) e media 146,10 metros de comprimento por 26,90 metros de boca. A sua propulsão era assegurada por máquinas a vapor (desenvolvendo uma potência de 22 000 ihp) e por 3 hélices, que lhe autorizavam uma velocidade máxima de 20,2 nós. O «Westfalen» estava razoavelmente blindado e dispunha do seguinte armamento : 12 peças de 280 mm, 12 outras de 150 mm, mais 16 de 88 mm e 5 tubos lança-torpedos de 450 mm. A sua guarnição rondava os 1 000 homens. Durante o primeiro conflito generalizado, participou na batalha do Golfo de Riga (em 1915, contra a Rússia czarista)e foi um dos intervenientes germânicos na sangrenta batalha de Jutlândia (1916), contra a frota britânica. Várias vezes alvejado, reagiu participando, colectivamente, no afundamento de alguns navios ingleses. Mas recebeu um torpedo no bojo, disparado do submarino «E23», que o obrigou a recolher a Wilhelmshaven para reparar os danos causados. Depois, passou a integrar a frota do Báltico, tendo participado na operação Albion (bloqueio de Apenrad). No início do ano de 1918, esteve em operações dirigidas contra a Rússia Soviética, apoiando a facção dos Brancos. Implicou-se, também, na guerra civil finlandesa (1918), participando nas operações navais que levaram à ocupação temporária de Helsínquia. Depois de consumada a vitória aliada (11 de Novembro de 1918), o «Westfalen» ainda chegou a ser entregue aos finlandeses, numa tentativa gorada para o fazer escapar ao confisco dos vencedores. Mas os adversários da Alemanha exigiram a sua entrega -depois da assinatura do Tratado de Versalhes- e o navio em apreço acabou por ser desmantelado, em 1924, num estaleiro de Birkenhead, Inglaterra, cemitério de tantos navios das esquadras do 'kaiser'.
Navio couraçado da marinha imperial alemã. Foi construído em Bremen, pelo estaleiro AG Weser, que o lançou à água em 1908. Pertenceu à classe 'Nassau', que compreendeu quatro unidades (o «Nassau», o «Westfalen», o «Rheinland» e o «Posen»). O «Westfalen» deslocava 20 535 toneladas (em plena carga) e media 146,10 metros de comprimento por 26,90 metros de boca. A sua propulsão era assegurada por máquinas a vapor (desenvolvendo uma potência de 22 000 ihp) e por 3 hélices, que lhe autorizavam uma velocidade máxima de 20,2 nós. O «Westfalen» estava razoavelmente blindado e dispunha do seguinte armamento : 12 peças de 280 mm, 12 outras de 150 mm, mais 16 de 88 mm e 5 tubos lança-torpedos de 450 mm. A sua guarnição rondava os 1 000 homens. Durante o primeiro conflito generalizado, participou na batalha do Golfo de Riga (em 1915, contra a Rússia czarista)e foi um dos intervenientes germânicos na sangrenta batalha de Jutlândia (1916), contra a frota britânica. Várias vezes alvejado, reagiu participando, colectivamente, no afundamento de alguns navios ingleses. Mas recebeu um torpedo no bojo, disparado do submarino «E23», que o obrigou a recolher a Wilhelmshaven para reparar os danos causados. Depois, passou a integrar a frota do Báltico, tendo participado na operação Albion (bloqueio de Apenrad). No início do ano de 1918, esteve em operações dirigidas contra a Rússia Soviética, apoiando a facção dos Brancos. Implicou-se, também, na guerra civil finlandesa (1918), participando nas operações navais que levaram à ocupação temporária de Helsínquia. Depois de consumada a vitória aliada (11 de Novembro de 1918), o «Westfalen» ainda chegou a ser entregue aos finlandeses, numa tentativa gorada para o fazer escapar ao confisco dos vencedores. Mas os adversários da Alemanha exigiram a sua entrega -depois da assinatura do Tratado de Versalhes- e o navio em apreço acabou por ser desmantelado, em 1924, num estaleiro de Birkenhead, Inglaterra, cemitério de tantos navios das esquadras do 'kaiser'. 
quarta-feira, 14 de maio de 2014
«WESTFALEN»
 Navio couraçado da marinha imperial alemã. Foi construído em Bremen, pelo estaleiro AG Weser, que o lançou à água em 1908. Pertenceu à classe 'Nassau', que compreendeu quatro unidades (o «Nassau», o «Westfalen», o «Rheinland» e o «Posen»). O «Westfalen» deslocava 20 535 toneladas (em plena carga) e media 146,10 metros de comprimento por 26,90 metros de boca. A sua propulsão era assegurada por máquinas a vapor (desenvolvendo uma potência de 22 000 ihp) e por 3 hélices, que lhe autorizavam uma velocidade máxima de 20,2 nós. O «Westfalen» estava razoavelmente blindado e dispunha do seguinte armamento : 12 peças de 280 mm, 12 outras de 150 mm, mais 16 de 88 mm e 5 tubos lança-torpedos de 450 mm. A sua guarnição rondava os 1 000 homens. Durante o primeiro conflito generalizado, participou na batalha do Golfo de Riga (em 1915, contra a Rússia czarista)e foi um dos intervenientes germânicos na sangrenta batalha de Jutlândia (1916), contra a frota britânica. Várias vezes alvejado, reagiu participando, colectivamente, no afundamento de alguns navios ingleses. Mas recebeu um torpedo no bojo, disparado do submarino «E23», que o obrigou a recolher a Wilhelmshaven para reparar os danos causados. Depois, passou a integrar a frota do Báltico, tendo participado na operação Albion (bloqueio de Apenrad). No início do ano de 1918, esteve em operações dirigidas contra a Rússia Soviética, apoiando a facção dos Brancos. Implicou-se, também, na guerra civil finlandesa (1918), participando nas operações navais que levaram à ocupação temporária de Helsínquia. Depois de consumada a vitória aliada (11 de Novembro de 1918), o «Westfalen» ainda chegou a ser entregue aos finlandeses, numa tentativa gorada para o fazer escapar ao confisco dos vencedores. Mas os adversários da Alemanha exigiram a sua entrega -depois da assinatura do Tratado de Versalhes- e o navio em apreço acabou por ser desmantelado, em 1924, num estaleiro de Birkenhead, Inglaterra, cemitério de tantos navios das esquadras do 'kaiser'.
Navio couraçado da marinha imperial alemã. Foi construído em Bremen, pelo estaleiro AG Weser, que o lançou à água em 1908. Pertenceu à classe 'Nassau', que compreendeu quatro unidades (o «Nassau», o «Westfalen», o «Rheinland» e o «Posen»). O «Westfalen» deslocava 20 535 toneladas (em plena carga) e media 146,10 metros de comprimento por 26,90 metros de boca. A sua propulsão era assegurada por máquinas a vapor (desenvolvendo uma potência de 22 000 ihp) e por 3 hélices, que lhe autorizavam uma velocidade máxima de 20,2 nós. O «Westfalen» estava razoavelmente blindado e dispunha do seguinte armamento : 12 peças de 280 mm, 12 outras de 150 mm, mais 16 de 88 mm e 5 tubos lança-torpedos de 450 mm. A sua guarnição rondava os 1 000 homens. Durante o primeiro conflito generalizado, participou na batalha do Golfo de Riga (em 1915, contra a Rússia czarista)e foi um dos intervenientes germânicos na sangrenta batalha de Jutlândia (1916), contra a frota britânica. Várias vezes alvejado, reagiu participando, colectivamente, no afundamento de alguns navios ingleses. Mas recebeu um torpedo no bojo, disparado do submarino «E23», que o obrigou a recolher a Wilhelmshaven para reparar os danos causados. Depois, passou a integrar a frota do Báltico, tendo participado na operação Albion (bloqueio de Apenrad). No início do ano de 1918, esteve em operações dirigidas contra a Rússia Soviética, apoiando a facção dos Brancos. Implicou-se, também, na guerra civil finlandesa (1918), participando nas operações navais que levaram à ocupação temporária de Helsínquia. Depois de consumada a vitória aliada (11 de Novembro de 1918), o «Westfalen» ainda chegou a ser entregue aos finlandeses, numa tentativa gorada para o fazer escapar ao confisco dos vencedores. Mas os adversários da Alemanha exigiram a sua entrega -depois da assinatura do Tratado de Versalhes- e o navio em apreço acabou por ser desmantelado, em 1924, num estaleiro de Birkenhead, Inglaterra, cemitério de tantos navios das esquadras do 'kaiser'. 
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