sexta-feira, 1 de junho de 2012

«VALENTINE»



Veleiro francês de quatro mastros (aparelhados em barca) construído, em 1901, nos estaleiros de Grand Quevilly, para o armador Bordes. Pertencia à classe ‘Adolphe’, um tipo de grandes navios com 3 910 toneladas de arqueação bruta e medindo 97,87 metros de comprimento por 13,52 metros de boca. O «Valentine» podia arvorar 4 306 m2 de pano, graças, essencialmente, às suas 18 velas redondas. Destinado à carga geral, este navio bateu, logo em 1903, o recorde de velocidade estabelecido entre a Europa e o Chile, percorrendo essa rota (que passava obrigatoriamente pelo temível cabo Horn) em apenas 56 dias de navegação. Essa extraordinária ‘performance’, nunca mais seria igualada por outro grande veleiro do seu tipo. Este famoso veleiro de bandeira francesa permaneceu na carreira da América ocidental (para onde geralmente levava carvão e de onde trazia fosfatos) até fins de Setembro de 1914, ano em que estalou a Grande Guerra. No dia 3 desse mês e ano, navegando entre Port Talbot e Iquique, com um carregamento de carvão, o veleiro francês foi interceptado pelo cruzador tudesco «Leipzig» -que pertencia à esquadra do Pacífico do almirante conde Von Spee e que acabara de participar na batalha naval de Coronel- e rebocado por esse vaso de guerra até Más Afuera, um porto das ilhas San Ambrosio, pertencentes ao Chile. O capitão do navio francês insurgiu-se contra o arresto efectuado em águas territoriais de um país neutro e assistiu, impotente, à pilhagem da carga, das provisões e de mapas e instrumentos de navegação do «Valentine» pela guarnição do «Leipzig». E ainda viu parte do aparelho do seu veleiro destruído pelas cargas explosivas colocadas pelos alemães. Por ordem do oficial comandante de outro vaso de guerra do inimigo -o cruzador «Prinz Eitel Friedrich»- a tripulação (32 homens) do «Valentine» foi transferida para o vapor norte-americano «Sacramento», que a conduziu a terra, sã e salva. Este acto de guerra originou um grave incidente diplomático entre o Chile e a Alemanha imperial, acusada de ter violado a neutralidade daquela nação sul-americana. O veleiro francês acabou, depois do saque, por ser afundado em águas do oceano Pacífico.

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