sábado, 23 de junho de 2012
«PAUL PALMER»
Grande veleiro de cinco mastros construído no ano de 1902 nos estaleiros de George Welt (de Waldoboro, Maine, E.U.A.) para o armador norte-americano Paul F. Palmer; que o utilizou no transporte de carvão. Este navio, com casco de madeira, deslocava cerca de 2 200 toneladas e media 84 metros de comprimento por 13 metros de boca. Foi vendido em 1911 (como o resto dos veleiros da frota do seu primeiro proprietário) à casa JS Winslow & Company, que o manteve em serviço até 15 de Junho de 1913. Data em que o navio se afundou (quando se encontrava sob o comando do capitão Howard B. Allen) na sequência de um incêndio que, por razões nunca apuradas, se declarou a bordo. O «Paul Palmer» largara, dois dias antes do acidente que o destruíu, de Rockport (Maine) com destino a Newport News (Virgínia), transportando frete diversificado e 11 pessoas a bordo, incluindo a esposa do capitão e uma sua amiga. Diante da impossibilidade de extinguir as chamas com os meios de protecção de bordo, Allen mandou evacuar o veleiro; o que toda a gente fez com o socorro das baleeiras disponíveis. Os náufragos seriam recolhidos, sãos e salvos, pela traineira «Rose Dorothea», que pescava nas proximidades da zona do sinistro e que os conduziu ao porto de Provincetown, no Massachusetts. Um navio militar, o «Androscoggin», foi enviado da sua base de Portland para afundar os restos do infortunado «Paul Palmer», que representavam um real perigo para a navegação naquela região do Atlântico ocidental. Os destroços do antigo e imponente navio carvoeiro foram descobertos no ano 2000 e devidamente identificados em 2002, a cerca de 40 metros de profundidade, por equipas de mergulhadores; e estão hoje oficialmente classificados (e protegidos) com a designação de Stellwagen Bank National Marine Sanctuary. Os restos do navio despertaram o interesse da comunidade científica local, pelo facto de poderem fornecer dados importantes sobre a navegação do início do século XX e sobre o desenvolvimento económico da região leste dos Estados Unidos, em particular da Nova Inglaterra.
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