quarta-feira, 13 de junho de 2012

«RESOLUTION»



Cruzador de batalha da marinha real britânica, pertencente à classe ‘Revenge’, que contou cinco unidades. Foi construído nos estaleiros Palmers Shipbuiding & Iron Company, de Jarrow (Inglaterra), que o lançou à água no dia 14 de Janeiro de 1915. Deslocava 33 500 toneladas em plena carga e media 189,10 metros de comprimento por 31,20 metros de boca. O seu sistema de propulsão (4 turbinas, 18 caldeiras, 2 hélices) permitiam-lhe navegar à velocidade máxima 23 nós. Dispunha de uma excelente couraça e do seu armamento principal salientavam-se 8 poderosos canhões de 381 mm, distribuídos por quatro reparos. A sua guarnição era composta por 1 146 homens. O «Resolution» ainda pôde participar nos combates da Grande Guerra, mas as acções preponderantes da sua carreira operacional desenrolaram-se durante o segundo conflito generalizado. Esteve implicado nas refregas contra as frotas francesas de Mers-el-Kebir (03/07/1940) e de Dacar (24/09/1940). Saiu desta última acção muito danificado, após o seu torpedeamento pelo submarino gaulês «Bévéziers». Depois de grandes trabalhos de reparação nos Estados Unidos, o HMS «Resolution» foi destacado para o Índico, onde esteve entre 1942 e 1943, ano em que regressou ao teatro de operações europeu. Andrew Cunningham, futuro almirante e primeiro lorde do mar (ministro da marinha), pertenceu ao corpo de oficiais deste navio, que também serviu de base ao almirante William Fisher, quando este foi comandante-chefe da esquadra do Mediterrâneo. Logo após a vitória contra o fascismo-nazismo, o «Resolution», já muito vetusto, foi desclassificado; e mandado para a sucata, sendo desmantelado em Faslane, no ano de 1948.

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