sábado, 12 de fevereiro de 2011
«ZAGAIA»
O «Zagaia» (gémeo do «Flecha») foi um modesto cacilheiro, que durante muitos anos assegurou as ligações fluviais entre Lisboa e a outra banda. Toda a outra banda e não só Cacilhas, porque também se viu, episodicamente, este barco nas carreiras do Seixal e do Barreiro, para onde ele também chegou a transportar passageiros, aquando da indisponibilidade de algum dos vapores que asseguravam o serviço regular entre o Terreiro do Paço e essas localidades ribeirinhas do Tejo. O «Zagaia» foi realizado em 1934 nos estaleiros da A.G.P.L. (situados na Rocha do Conde de Óbidos) pela Sociedade de Construções e Reparações Navais, por encomenda da Parceria de Vapores Lisbonenses. Era uma embarcação com casco de aço, que apresentada 103 toneladas de arqueação bruta e media 25,50 metros de comprimento por 5,50 metros de boca. Era movido por uma máquina, de origem suíça, que desenvolvia uma potência de 330 cv e que lhe proporcionava uma velocidade máxima de 10 nós. O «Zagaia» tinha uma tripulação de 4 homens e podia receber 327 passageiros sentados. A sua estreia fez-se com carreiras para a Cova do Vapor. Além do já citado primeiro armador, o «Zagaia» teve dois outros proprietários : a Sociedade Marítima de Transportes (de 1957 até finais de 1975) e a Transtejo (a partir de 17 de Dezembro de 1975). Depois de muitos anos de úteis serviços, o «Zagaia» (cujo designativo de amura era L-2393-TL) foi declarado obsoleto. Vendido para a sucata em 1981, foi desmantelado por um estaleiro da especialidade do Talaminho (Seixal).
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