domingo, 27 de fevereiro de 2011

«REAL FÉNIX»


Também conhecido pelo nome do seu patrono, ‘San Alejandro’, este navio de linha (gémeo do «Rayo») foi construído no arsenal de Havana. Foi lançado ao mar em 1749 e entrou nos efectivos da armada real de Espanha no ano seguinte. O «Real Fénix» deslocava 3 000 toneladas e media 55 metros de comprimento por 15,80 metros de manga. Estava artilhado com 80 peças de distintos calibres. A sua guarnição superava os 450 homens. Na sua viagem inaugural, navegou entre Cuba e Espanha arvorando as cores do tenente-general Benito María Spínola e transportou fundos destinados ao tesouro espanhol, além das tropas do chamado batalhão do Barlavento. Em 1755, depois de ter sofrido trabalhos de conservação no arsenal da Carraca (Cádiz), o «Real Fénix» integrou a esquadra do Mediterrâneo. Foi um dos grandes navios que, em 1759, foi buscar a Nápoles o novo rei Carlos III, que viajou a bordo do «Real Fénix». Em 1762, o navio encontrava-se na baía de Cádiz, onde, com outras doze unidades de grande porte e algumas embarcações de segunda categoria, formava uma esquadra sob as ordens do tenente-general Reggio, do qual foi navio-almirante. Durante a chamada guerra dos Sete Anos (que se prolongou de 1756 a 1763), o «Real Fénix» executou várias missões contra os britânicos na zona do estreito de Gibraltar, mas também em águas do oceano Atlântico. Em 16 de Janeiro de 1780, depois de ter sofrido estragos causados pelo temporal, o «Real Fénix» (e a esquadra espanhola de dom Juan Lángara) defrontou-se com os vasos de guerra ingleses do almirante Rodney naquela que foi a primeira batalha do cabo de São Vicente; durante a qual o «Real Fénix» foi vencido e capturado pelo inimigo. Já com pavilhão de Sua Majestade britânica, o navio -entretando denominado HMS «Gibraltar»- participou na indecisa batalha naval de Cuddalore (travada em 1783, em águas do Hindostão), contra a França. O ex-«Real Fénix» terminou a sua actividade operacional em 1815 e foi desmantelado, na Grã-Bretanha, em 1836, uns 87 anos depois de ter saído dos estaleiros reais de Cuba.

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