sábado, 26 de fevereiro de 2011

«WHITE SWALLOW»


‘Clipper’ norte-americano construído em 1853 no estaleiro Hayden & Cudworth, de Medford (Massachusetts), para o armador William Lincoln & Company, de Boston. Deslocava 1 200 toneladas e media 58,50 metros de comprimento fora a fora por 11,30 metros de boca. As suas primeiras viagens tiveram como destino a longínqua Califórnia, via cabo Horn, para onde transportou emigrantes e mercadorias diversas, de entre as quais se salienta uma das primeiras locomotivas utilizadas pela companhia Central Pacific nas linhas férreas do Oeste americano. O seu recorde entre Boston e a Califórnia ficou estabelecido em 104 dias de navegação. Em 1865, o nome do «White Swallow» (‘Andorinha Branca’) ficou manchado por uma sombria história de motim da tripulação, que terá reagido dessa maneira às duras condições de trabalho a bordo e às brutalidades cometidas pelos oficiais contra a marinhagem. Seis dos cabecilhas da rebelião foram julgados em tribunal e absolvidos, graças ao testemunho abonatório dos passageiros do navio. No historial do veleiro consta, ainda, uma famosa corrida disputada (e perdida) em 1868, entre San Francisco e Hong Kong, contra um rival denominado «Golden Fleece». O «White Swallow» passou os últimos anos da sua carreira no transporte do guano da ilha McKean (arquipélago Fénix, no oceano Pacífico) para os Estados Unidos. Este elegante e rápido navio de três mastros perdeu-se por naufrágio no mar dos Açores (segundo fonte pouco fiável, mas que, ainda assim, referimos) no ano de 1871.

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