sábado, 12 de fevereiro de 2011

«U-2511»


Este submarino pertenceu à classe ‘XXI’, a última projectada pelos engenheiros navais da Alemanha nazi e realizada pelos arsenais do 3º ‘Reich’. O «U-2511» foi uma das chamadas armas secretas e revolucionárias, com as quais Adolf Hitler pretendeu alterar o curso (já irreversível) da Segunda Guerra Mundial. Este submersível deslocava 2 100 toneladas (plena carga) em imersão e media 76,70 metros de comprimento por 6,32 metros de boca.Podia mergulhar a uma profundidade de 280 metros e era capaz de atingir a velocidade máxima de 17,5 nós, também em imersão. A sua propulsão era assegurada por engenhos que desenvolviam 4 400 cv potência e o seu armamento era constituído por 4 peças antiaéreas de 20 mm e por 6 tubos lança-torpedos (carregáveis automaticamente), municiados com 24 projécteis de 533 mm. O «U-2511», que foi construído -nos estaleiros Blohm & Voss, de Hamburgo em finais do ano de 1944- tinha uma guarnição de 57 homens, que foi colocada sob as ordens do capitão de corveta Adalbert Schnee. O navio (inicialmente integrado na 31ª Flotinha de Submarinos) passou os primeiros tempos da sua existência a executar provas de mar, que tiveram, essencialmente, lugar ao largo da costa norueguesa. A sua vida operacional foi efémera. Transferido para a 11ª Flotilha em Março de 1945, esta moderníssima unidade da ‘Kriegsmarine’ executou uma única patrulha oceânica, que começou a 3 de Maio e que foi interrompida no dia seguinte, quando o capitão Schnee recebeu instruções para regressar a Bergen, de onde partira. Segundo os termos da rendição da Alemanha, o navio (que se entregara às forças aliadas no dia 9 de Maio de 1945) foi remetido à marinha real britânica, que, em 1946, no quadro da operação «Deadlight», o levou (mais 116 outros submarinos germânicos) para o porto de Lisahally. O «U-2511», símbolo da alta tecnologia alemã em matéria de submarinos, acabou ingloriamente a sua carreira, ao ser afundado (em data indeterminada), como um simples alvo, pela artilharia do HMS «Sole Bay».

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