domingo, 16 de janeiro de 2011

«LURLINE»


Paquete de bandeira norte-americana, construído em 1932 nos estaleiros da firma Bethlehem Shipbuilding Corporation, de Fore River (Quincy, Massachesetts), para a companhia Matson Lines. Teve três gémeos, que se chamaram «Malolo», «Mariposa» e «Monterey». O «Lurline» apresentava as seguintes características : 18 160 TAB, 193 metros de comprimento, 24 metros de boca, duas chaminés. Tinha uma tripulação de 360 membros e podia receber 715 passageiros. A sua velocidade máxima era de 22 nós. Serviu, até à eclosão da 2ª Guerra Mundial, nas linhas regulares que ligavam a Califórnia às ilhas Hawai e à Austrália. Mobilizado pela marinha militar dos Estados Unidos em 1942, serviu durante três anos como transporte de tropas armado. Em 1946, depois da vitória dos Aliados, o paquete sofreu um restauro completo e voltou às suas primitivas funções e à sua antiga área de actuação; onde era considerado, pela sua clientela, como um navio de referência. Como tantos outros dos seus congéneres, o «Lurline» foi suplantado, nos anos 60 do século passado, pela concorrência dos aviões de jacto. Em 1963, o «Lurline» (terceiro navio com este nome na frota da Matson Lines) foi vendido ao armador grego Chandris, que lhe deu o novo nome de «Ellinis» e o manteve operacional (como navio de cruzeiros) na Oceânia e no Extremo-Oriente. Em 1974, a sua máquina foi substituída pela do seu ‘sister ship’ «Mariposa», quando este já se encontrava num estaleiro de demolição. O antigo «Lurline» terminou a sua carreira comercial em meados da década de 80 e foi desmantelado em 1987 em Taiwan. Algumas das suas peças e equipamentos ainda foram aproveitados pelo «Britanis», derradeiro nome do antigo «Mariposa», outro dos seus gémeos.

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