quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

«CHAMPIGNY»


Veleiro francês, construído em 1902 no Havre-Graville pelos estaleiros F.C.M., por encomenda da Société des Longs Courriers Français. Destinado ao transporte de carga diversa, o «Champigny era uma barca de quatro mastros e casco de aço, com 2 650 toneladas de deslocamento, medindo 95 metros de comprimento por 13,90 metros de boca. A sua superfície vélica rondava os 3 500 m2. Colocado na linha da América do sul, o «Champigny» -que em 1916 foi vendido à Société Générale d’Armement,de Nantes- sobreviveu às tormentas do cabo Horn (que dobrou várias vezes) e à Grande Guerra. Foi desactivado em 1921 e, posteriormente, cedido à Finlândia, que lhe deu o novo nome de «Fennia» e o transformou em navio-escola. Em 1927, depois de uma tentativa gorada para passar o temível Horn, o veleiro perdeu os mastros e foi rebocado para Port Stanley, nas ilhas Flalkland, onde deveria ser reparado. Acabou por servir de entreposto de lãs, principal bem exportável do arquipélago. Depois, foi alvo (nos anos 60) de um projecto que deveria fazer dele uma das peças principais do Museu Marítimo de San Francisco. Ainda foi levado para Montevideu, onde deveria sofrer custosos trabalhos de restauro. Infelizmente, também esse empreendimento se gorou (por falta de verbas) e o soberbo navio que fora, outrora, o «Champigny»/«Fennia» acabou por ser desmantelado (no Uruguai ?) no ano de 1977.

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