domingo, 14 de novembro de 2010
«LA SUISSE»
Embarcação de transporte de passageiros construída em 1910. A sua silhueta ‘Belle Époque’ é uma das mais conhecidas dos turistas do lago Léman, onde este barco ainda hoje passeia visitantes do mundo inteiro. Pertence à frota da C.G.N. (Compagnie Générale de Navigation) e arvora bandeira da Confederação Helvética. Desloca 518 toneladas e mede 78,50 m de comprimento fora a fora por 8,50 m de boca. O seu calado, em plena carga, não ultrapassa 1,68 m. A sua propulsão é assegurada por uma máquina que desenvolve 1 400 cv e que pode imprimir ao famoso «La Suisse» uma velocidade máxima de 29 km/hora. Apesar de ter sofrido trabalhos de transformação e restauro, sobretudo em 1960 (substituição do carvão pelo fuel), em 1970-71 e em 2007-2009, este ‘vapor’ apresenta as características externas próprias de uma embarcação de inícios do século XX; o que muito contribui para o prestígio que goza junto dos turistas, que o consideram o ‘barco-almirante’ da frota da C.G.N.. «La Suisse», que foi construído nos estaleiros Sulzer Frères, de Winterthour, não navegou durante o período compreendido entre os anos 1940 e 1947, devido à tragédia da 2ª Guerra Mundial; que poupou o país de Guilherme Tell, mas que privou, naturalmente, a sua indústria turística de visitantes estrangeiros. Este ‘vapor’ -que já teve capacidade de transporte para 1 500 pessoas- pode receber, hoje, nos seus salões, cerca de 900 passageiros interessados pela visita de um dos mais belos lagos franco-suíços. As partidas fazem-se, geralmente, de Genebra (sede da sua companhia armadora) ou de Lausana, se o circuito escolhido for o ‘Tour du Haut Lac’. A sobrevivência desta embarcação -que faz, indubitavelmente, parte do património europeu- tem sido assegurada por várias entidades privadas locais, tais como a Association des Amis des Bateaux à Vapeur du Léman, a Association Patrimoine du Léman, a Fondation Pro Patria, etc.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário