sábado, 27 de novembro de 2010

«ALFREDO DA SILVA»


Este navio de transporte misto (passageiros/carga), que usou o nome do fundador da poderosa CUF, a cujo grupo pertencia o seu armador, foi o navio de maior porte construído em Portugal até à data do seu lançamento à água; o que aconteceu no ano de 1949. O «Alfredo da Silva» era uma unidade moderna, com 3 375 toneladas de arqueação bruta, medindo 103 metros de comprimento fora a fora por 13,90 metros de boca. Estava equipado com duas máquinas diesel (de origem sueca) desenvolvendo 2 660 cv de potência, força que lhe proporcionava uma velocidade máxima de 13,5 nós. O espaço reservado à carga tinha uma capacidade de 5 241 m3 e o destinado aos passageiros comportava 20 lugares em 1ª classe e 68 em classe turística. O «Alfredo da Silva» foi construído em Lisboa -no estaleiro naval da A.G.P.L., à Rocha do Conde Óbidos- e fez parte da frota da Sociedade Geral de Comércio, Indústria e Transportes (vulgo S. G. ou Sociedade Geral) até 1972. Ano em que integrou os efectivos da Companhia Nacional de Navegação. Esteve nesta empresa por pouco tempo, até 1973. Abatido do serviço activo, após 24 anos de serviço, prestado essencialmente nas linhas de África (para onde e de onde também transportou tropas do exército colonial), o «Alfredo da Silva» acabou por ser desmantelado. Era gémeo do «Manuel Alfredo», também ele pertença da companhia de navegação ligada à CUF.

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